Apologético

Culto “Profético”?

A cada dia cresce mais o hábito de se dar nomes aos cultos. Um dia é o “Culto do Impossível” no outro dia é o “Culto do Julgamento do Juiz que Julga com Justiça” e assim sucessivamente. Não se tem mais culto para buscar o Deus Todo Poderoso e sim Todo o Poder de Deus e quase que unanimemente para resolver problemas financeiros, que começa sendo o problema da falta do dinheiro e depois o da ganância do ser humano querendo ter sempre mais. Enfatizam muito o ter e quase nada o ser!

Mas em meio a toda essa onda de “cultos novos” , surgem os cultos “proféticos”, que sinceramente ainda não consegui entender direito. Na maioria das vezes esses “cultos proféticos” são a maior divulgação da teologia da prosperidade, as pregações são em 90% das vezes baseadas no Antigo Testamento, onde podem usar exemplos como os de Abraão, Neemias, Gideão, Isaque, Jacó (um dos favoritos, acabam a pregação dizendo que se Jacó lutou com Deus, você também tem que “colocar Deus na parede”). Mas a mensagem da Cruz é deixada de lado e quando lembrada  até mesmo essa que deveria ser a base do Cristianismo (palavra que significa seguidores de Cristo!) é lembrada citem o AT, em Isaías 53, para dizerem que o Senhor Jesus já pagou o preço pra você viver sem problema nenhum.

A maioria das pessoas que vão a um “culto profético” vão atrás de profecias – como o próprio nome sugere – mas na maioria das vezes voltam pra casa apenas com profetadas, acreditam facilmente em qualquer palavra vinda do púlpito, sem antes examinarem as Escrituras como faziam os bereanos em Atos 17:10 e por examinarem as Escrituras foram elogiados pelo Apostolo Paulo, o que hoje é severamente criticado. Hoje em dia se você buscar um entendimento maior sobre o que foi pregado dizendo que “estamos tocando nos ungidos do Senhor”, mas será que uma pessoa verdadeiramente ungida pelo Senhor se auto-declara “profeta” ou “apostolo”? Acredito que não! Porque os verdadeiros ungidos são como João Batista que querem que o Senhor cresça e ele diminua cada vez mais.

Por falar em João Batista que a Bíblia declara que é o maior profeta nascido de mulher não FEZ NENHUM MILAGRE!, conforme João 10:41 “Muitos foram ter com ele e diziam: João, na verdade, não fez milagre algum; mas tudo quanto ele disse deste homem, era verdade.” o que é totalmente contraditório com o que se tem feito hoje.

Nestes cultos normalmente o “preletor” (porque não são pregadores da Palavra da Verdade e sim preletores de palestras auto-motivacionais) fica dizendo frases de efeito e a “platéia” repete, em Apocalipse, na carta à Igreja de Laodicéia o Senhor mandou o seguinte recado:

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

“Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:17-20

Notem que o Senhor repreende essa confissão positiva e nos lembra que somos pó, que dependemos dele. Outro detalhe é que se o Senhor Jesus está à porta e bate ele está do lado de fora da Igreja, portanto ele não compactua com esse triunfalismo e declaração de auto suficiência.

Que Deus te abençoe a cada dia mais e lhe dê sabedoria para discernir os ensinos para rejeitar os falsos mestres e doutores.

Por favor deixe seu comentário expressando sua opinião, todos os pontos de vista são bem vindos.

Anúncios

4 comentários em “Culto “Profético”?

  1. Fico feliz por ver que ainda existe verdadeiros cristão que não se venderam para o lixo da moda gospel pentecostal! claudio Alencar.

    Curtir

  2. de um jeito ou de outro,mas a palavra tem que ser pregada,se trazer o povo nestes cultos denominados cardapio espiritual nao ha problema se jesus for o prato principal,nao vamos generalizar,mais oracao galera!!! ass:past fabio

    Curtir

  3. Eles”pastores”fazem um verdadeiro cardapio espiritual.
    segunda é isso,terça é aquilo,quarta sei la o que,quinta vem que tem,sexta vai que vai,sabado juventude,domingo só jesus salva.Ta complicado.
    Errais em não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus”. (Mateus 22:29). “O meu povo é destruído por lhe faltar conhecimento” (Oséias4:6). …

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s