Sem categoria

O RAP Gospel

A Paz do Senhor Jesus Cristo!

Hoje, vindo trabalhar estava ouvindo minha play list de Rap Gospel no carro e tive a idéia de escrever sobre esse fenomeno que tem crescido significantemente e conquistado espaço em nossas igrejas, rádios evangelicas e até mesmo nas seculares.

Nunca precisei morar em uma favela, mas tinha muitos amigos na favela do meu bairro, amigos no Heliopolis (maior favela de São Paulo) e sempre estava por lá. Dormia na casa deles, ficava em frente suas casas ouvindo música, quase sempre RAP e fui tomando gosto por este estilo tão controvertido, tão combatido – muitas vezes com razão.

O Rap tornou-se famoso na decada de 90, quando o Racionais MC’s ganhou varios premios no VMB da MTV Brasil com o clip “Diário de um Detento”, na época até as classes mais altas se interessaram pelo RAP e o HIP HOP, mas como eles só curtiram a moda, logo o Rap voltou a ser exclusividade da classe mais baixa mesmo.

O Rap é famoso por combater a injustiça social, o preconceito e por lutar por igualdade entre a favela e o “asfalto”. Porém muitos grupos confundiram protesto com anarquia e passaram a fazer apologia ao crime, as drogas, o traficante passou a ser visto como o amigo da “comunidade”.

Minhas referencias de Rap “no mundo” eram: Racionais MC’s Rappin Hood, 509E, Sabotage, RZO, Facção Central, De Menos Crime, Detentos do Rap, DBS e a Quadrilha, Conciência Humana, Z’africa Brasil  XIS entre outros. Mas o que mais  me surpreende é ver que muitos desses ou se converteram ao Senhor ou gravaram com grupos de Rap Gospel, o que significa dizer que se eu não gosto de Rap Gospel mas gosto de um desses grupos, vou ouvir por causa do grupo e mesmo sem querer ouvirei a Palavra de Deus pregada através da música.

Muitos são contra essa mistura e eu respeito. Ninguem me faz ouvir forró pentecostal e não faço ninguem ouvir Rap Gospel, mas todos devemos admitir que eta é uma arama maravilhosa para evangelização. Se vamos pregar na favela devemos falar a linguagem da favela, o Senhor nos possibilita isso. Paulo pregava de acordo com o povo que estava evangelizando, MAS SEM MUDAR UMA VIRGULA DA PALAVRA! Os quatro evangelhos são destinados a quatro povos diferentes, caso contrario apenas um relato bastaria.

Concordo que muitos grupos de Rap Gospel passam a impressão de que ainda não se converteram, pois não passam uma mensagem do Senhor para as pessoas e sim a mesma mensagem de quando eram seculares, esses eu evito.

Mas há uma porção de grupos ótimos e que eu recomendo, entre eles Ao Cubo – antigo Alternativa C, Mano Reco (ex vocalista do Detentos do Rap) Apocalipse 16, DJ Alpiste, Templo Soul (que não é o Rap puro, mas é muito bom), Marcio Atak Versus entre outros.

São grupos que falam do amor de Deus, que levam esperança a favela, que encorajam o necessitado, trazendo uma mensagem do que já passaram e de onde Deus os tirou.

O testemunho do Mano Reco (deve ter o You Tube) é uma coisa que me deixou arrepiado, quase chorei assistindo o DVD. Ele era o traficante de onde morava, ganhava rios de dinheiro na vida do crime. Sua mãe, sempre com os joelhos dobrados e em oração clamava que Deus o salvasse daquela situação, pois todos sabem o fim de uma vida no crime. Quando ela o convidava para visitar a igreja, sua resposta eta enfática: “Se seu Deus me der R$100,00 eu fou para a Igreja”. Mal sabia ele que Deus não lhe daria apenas R$100,00 mas lhe daria a VIDA ETERNA. Como todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, o Senhor permitiu que ele fosse acometido por uma doença e ficar entre a vida e a morte, nessas horas o homem lembra-se de Deus e oportunamente lhe foi pregada a Palavra de Vda Eterna. O Mano Reco, famoso cantor de Rap e ex-detento do Carandirú se rendeu aos pés do Senhor. A partir desse dia, não quis mais que sua estrela brilhasse e sim a estrela do Senhor Jesus! Eu recomendo o CD “A Verdade dói, mas liberta”,  pois é muito edificante e mostra a nossa luta para servir ao unico e verdadeiro Deus.

Assim como qualquer outro estilo, confronte a letra com a Bíblia, se estiver condizente…ouça!

Que Deus te abençoe e que você seja edificado com este texto!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s