Ceia – Um memorial à morte de Cristo

A paz do Senhor Jesus Cristo!

Este post dará inicio a uma série que pretendo fazer, com assuntos que vão mais de encontro ao ensino.

Neste primeiro, quero falar sobre a Ceia, ou Santa Ceia como alguns preferem. Tenho certeza que quase todos os cristãos que congregam em uma igreja, participam da ceia.

O texto base mais usado no momento da ceia é o do apostolo Paulo na sua primeira carta ao Coríntios, no capitulo 11 a partir do versículo 23.

1 Coríntios 11:23-24 – Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim

Primeiro ponto a ser ressaltado é que o Senhor Jesus deu graças ao Pai, o que era uma prática dele, embora sendo Deus, se fez homem e se sujeitou ao poderio de Deus.

O pão passou a representar o corpo de nosso Senhor, que foi entregue por nossos pecados. O senhor não foi obrigado a ir até a cruz como muitos pensam, mas ele se entregou voluntariamente e por um único motivo, porque teve misericórdia de nós!

Fazei isto em memória de mim, ou seja, a ceia é um memorial da morte do Senhor Jesus. Cada vez que participamos da ceia, anunciamos que o Senhor se entregou naquela cruz para nos salvar. Se não fosse aquele ato, não haveria salvação.

1 Coríntios 11:25 – Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim

O sangue de Jesus, representado no cálice com o suco da uva, nos deu livre acesso ao trono de nosso Deus. Com o seu sangue nos resgatou, e nos deu a possibilidade de desfrutarmos da VIDA ETERNA, que deve ser o alvo de todo cristão.

1 Coríntios 11:26 – Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha

Quando estamos ceando, estamos anunciando a morte do nosso Senhor, estamos mostrando uma luz e a salvação a este mundo. A ceia nos traz a mente todo o sofrimento que o Senhor Jesus passou no calvário. Todo o sofrimento que ele passou, todos os tapas e cuspidas deveriam ser em nós, mas ele tomou o nosso lugar e se fez maldição para nos salvar. O cordeiro de Deus tirou o pecado do mundo naquela cruz!

1 Coríntios 11:27-29 – Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

O que seria comer e beber indignamente na ceia? Muitos usam este texto para ficar controlando os membros que devem ou não cear, mas no versículo 28 o apostolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, nos instrui que cada um deve examinar a sí mesmo. Cada um deve ter a conciência de como está sua vida diária com o Senhor.

Existem pessoas que em semana de ceia ficam preocupadas ao extremo, se controlam para não brigar, evitam o pecado, deixam a televisão de lado e passam a meditar mais na Bíblia, buscam mais ao Senhor em oração, mas quando acaba o culto de ceia, deixa de lado todo o esforço que fez na semana da ceia, logo estão se enganando com uma santidade passageira e aparente, pois isto torna-se apenas um ritual.

Comentários sobre a ceia

Quero deixar bem claro que aqui vou expor minhas opiniões, sendo assim podem haver divergências e o espaço de comentários pode ser utilizado para que você também dê a sua opinião.

Só deve servir a ceia aos batizados?

Não consegui encontrar na Bíblia nenhuma passagem que obrigue a pessoa a ser batizada para cear, porém acredito que seja o mais prudente a ser feito por um simples motivo:

A pessoa pode se acomodar com a situação e não querer descer às águas, que é o ato publico de mostrar ao mundo que agora pertencemos ao Senhor.

Deve-se servir suco de uva ou vinho?

Na minha modesta opinião, não há problema em o cristão tomar um pouco de vinho, desde que isso não o embreague e que não vire vicio, o apostolo Paulo manda Timóteo tomar vinho por conta de suas enfermidades. Porém na ceia eu sou contra servirmos o vinho, pois existem muitos (e coloca muitos nisso) ex-alcolatras nas igrejas e um contato com o álcool pode ser a porta de entrada para o retorno ao vício. Se a pessoa não estiver totalmente firmada aos pés do Senhor, podemos, ainda que involuntariamente, jogá-la de volta nos braços do vício. Sendo assim, o melhor é utilizarmos o suco de uva puro e concentrado, que é muito parecido com o vinho, mas sem o teor alcólico.

Quem pecou pode cear?

Esta é uma das questões que mais ouço sobre a ceia. Existe alguém que não peque mais? Será que os pastores que ministram a ceia não tem pecados? Já passaram para um corpo incorruptível? Claro que não!

A relação pecado e ceia deve ser levada muito a sério, então se houver o ARREPENDIMENTO (é perceber o erro e lutar para não cair mais nele), o Senhor nos perdoa de todos os pecados, nos tornando livres para cearmos de consciência limpa! Todos nós ainda cometemos pecados, mas não podemos levar uma vida de pecados.

Espero ter edificado um pouco mais a sua fé, e a minha oração é que o Espírito Santo fale muito ao seu coração, indo muito além do que eu escrevi aqui.

Que Deus te abençoe muito!

Fiquem a vontade para comentar, divulgar (copie esse link http://wp.me/pRIhJ-4o), indicar e reproduzir.

Ao Senhor seja dada toda honra, glória e louvor, pois só ele é digno!

6 comentários sobre “Ceia – Um memorial à morte de Cristo

  1. sergio

    Paz! eu posso em minha igreja servir a santa ceia no mesmo dia de santo são João? o que parece estranho pra vc nesta frase? pra mim, tanto a santa ceia, quanto santo são João, a propósito! abç.

    Curtir

  2. Fabio Uilliy M. Lima

    Muito edificante esse comentario, fico feliz e alimentado nesse momento, pois percebo o trabalhar de Deus nessa obra, que o Senhor lhe abençoe…

    Curtir

  3. joão batista da silva

    olá.. A graça e a paz de nosso senhor Jesus;fiquri muito alegre quando abri este site, gostei muito da mensagen me edificou muito. Que Deus continue abençoando a todos grandemente.. um abraço.

    Curtir

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.