Aprendendo com a história de Lázaro

Aprendendo com a história de Lázaro

Por Thiago Schadeck

A Paz do Senhor Jesus!

Hoje quero compartilhar com vocês um assunto bem conhecido nos arraiais evangélicos, porém nas muitas vezem em que ouvi pregações sobre este tema percebi um lado meio triunfalista e um Jesus mordomo em alguns momentos. Tentarei expor minha opinião e já deixo bem claro que não sou o dono da verdade.

Meditemos então em alguns versículos, mas é muito importante que você medite em João 11:1-57 e analise se estou falando alguma bobagem.

Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. (João 11:3)

Primeiro passo que Marta e Maria, as irmãs de Lazaro deram foi o de chamar ao Senhor Jesus. Muitas vezes ao vermos quem amamos sofrendo, nossa atitude é de combater com nossas forças, buscamos amuletos (lenços, óleos de Israel e etc.), levamos as fotos para o Pastor orar, mas chamar a Jesus mesmo que é bom, nada!

Outro ponto muito interessante é que elas mandam avisar que aquele a quem Jesus ama está doente. Elas sabiam reconhecer que Cristo os amava, sabiam que Cristo era poderoso para vir e curar seu irmão por um simples motivo: o AMOR!

E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. (João 11:4)

Jesus sabia o que aconteceria nos próximos dias e por isso afirmou categoricamente que Lazaro não morreria e que ELE, Jesus, seria glorificado através deste “incidente”. Quantas vezes questionamos a Deus o por que de um revés em nossas vidas, em vez de perguntar como Ele será glorificado através de nossas vidas. Nem toda doença vem do diabo, nem todos os problemas que enfrentamos é o diabo tentando acabar conosco. Muitos desses problemas tem a mão de Deus, para Ele nos mostrar  e nós mostrarmos ao mundo que o Deus a quem servimos é Todo Poderoso!

Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto; (João 11:14)

Ninguém disse a Jesus sobre a morte de Lazaro, mas ele com a sua onisciência já tinha tudo planejado de como faria para que o nome do Pai fosse glorificado. Devemos ter essa confiança, de que antes de abrirmos nossa boca, Jesus já sabe o que precisamos e como e quando agirá.

Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura. (João 11:17)

Quando Jesus voltou a Judéia, Lazaro já havia morrido há quatro dias, o corpo já estava se decompondo e cheirando mal, mas Jesus não quis saber do que estava acontecendo, pois ele não olha para as circunstâncias. O que para nós é impossível, para o Senhor é questão de uma palavra. Ele sabe a hora certa de agir para que ELE seja glorificado.

Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.  (João 11:21)

Marta parece deixar a sua incredulidade prevalecer, não acreditando que Jesus pudesse ressuscitar seu irmão, mas ele só poderia tê-lo curado em vida. Mal sabia ela que o Senhor tem poder tanto para curar, ressuscitar dos mortos  ou simplesmente deixar morto, se assim for a vontade dele!

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (João 11:25)

Aqui Jesus revela sua divindade a Marta. Quando diz que ele era a ressurreição, declarava aos Judeus que era Deus, pois a eles o poder de ressuscitar um morto era do Todo Poderoso. Neste versiculo há alguns pontos que podem ser ressaltados, quem sabe vire um post a diante, mas nesse quero ressaltar que Jesus prova aos judeus que ele é sim o Cristo, enviado e igual ao Pai.

Jesus chorou (João 11:35)

Nesse versículo Jesus mostra sua humanidade. Jesus enquanto caminhou nessa terra, foi um homem que se importou com os problemas e as mazelas do povo de tal forma que várias das curas operadas por ele foram por compaixão. Jesus foi um homem que se revelou amoroso em todo o tempo que esteve aqui na terra. Jesus considerava Lazaro como um amigo. Que privilégio!

Disse Jesus: Tirai a pedra (João 11:39)

Quando Jesus manda tirar a pedra, podemos destacar dois pontos que acredito ser a chave, vejamos:

Deus não faz aquilo que é nossa parte. Todo milagre necessita de um esforço de nossa parte, pois se não tomarmos uma atitude e ir em direção a Deus, Ele nada fará por nós.

Muitos de nós tem “pedras” que tem nos trancado mortos dentro de um sepulcro, essas pedras podem ser: incredulidade, idolatria, mágoas, falta de perdão, passado mal resolvido, pecados e outras coisas que jogam no sepulcro muitos ministérios, dons, talentos, projetos e outras coisas que o Senhor nos deu para usarmos em favor do Reino.

Clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. (João 11:43)

Quando tiramos as pedras de nossas vidas, podemos ouvir a voz de Cristo nos chamando para uma vida nova, fora daquele lugar de morte, onde sonhos são enterrados. Jesus mostra que mesmo quando pensamos que é o fim, ele vem e muda a história, mesmo que nosso ministério esteja morto há tempos ele pode vir e mudar todo o rumo e nos trazer para provar coisas novas ao seu lado.

Minha oração é que nós arranquemos as pedras que impedem nosso crescimento espiritual, deixando que Cristo nos leve mais longe, que nessa nova vida possamos ter muito mais dele em nós que o nosso eu. Como João Batista disse: Que Ele cresça e eu diminua!

Que Deus te abençoe muito, espero que você tenha sido muito edificado(a).

Por favor deixe sua opinião (ainda que contrária). Ela é importante!

61 comentários sobre “Aprendendo com a história de Lázaro

  1. Vitor Hugo Corrêa Silveira Oliveira

    Meus parabéns pela explicação dessa história,me abriu muito a minha mente e os meus olhos pra muitas coisas.

    Curtir

  2. Reginaldo Rosa

    Jesus demorou dois dias pra ir pra Betânia quando chegou la já tinha quatro que lázaro tinha morrido Betânia fica três km de onde Jesus estava. Então porque ainda demorou mas dois dias ??? Ele não pode ter demorado dois dias pra andar dois km.. Alguém pode me ajudar bgd

    Curtir

  3. Como é maravilhoso termos a certeza de que Jesus nos tem como Amigo, e o q tbm nos deixa muito tranquilo é de sabermos que embora as pedras q tentam nos tampar sejam grandes, mas Jesus Cristo sempre vem ao nosso encontro para tira-là do meio, e nos chamar para vivermos uma nova vida de Vitória….
    Esse é o nosso Jesus à quem sevirmos, q torna a trazer de volta aquilo que parecia não ter mais jeito..

    Curtir

  4. Fico feliz em ver entendimentos de pessoas com mais experiências do que eu abordar, explicar exatamente igual ao que eu penso… ou seja, a passagem de Lázaro, no seu significado trata-se absolutamente do mesmo modo que penso, assim, fico contente de estar caminhando num aprendizado da palavra de Deus. Fico alegre porque de mim mesmo, com a ajuda do Espírito Santo, interpretei, tive o entendimento e depois vejo alguém mais conhecedor do que eu falar aquilo que penso, finalmente a consideração de Thiago é a minha… que alegria!

    Curtir

  5. savana de barros correia

    Achei a sua colocação válida, porém em relação à morte, o fim é só o começo. E todo tempo é tempo de arrepender-se e entregar sua vida a Jesus.

    Curtir

  6. Xavier Tavares

    Deus seja Louvado, pela sua Vida pregador, Toda Honra e Toda a Adoração a Deus pela Rica mensagen que edificou a Minha Vida. Amen

    Curtir

  7. Elber Muniz Brito

    Muito boa a pregação, tema bastante discutido e muito importante nos tempos de hoje!

    Curtir

  8. wilson benevides

    Muito bom e edificante, mas se eu disser para todos vocês que Lazaro não morreu?
    vocês acreditariam? pois bem ele não morreu, vou dar uma pista para vocês meditarem mas
    não deixe de buscar entendimento com Deus, pois bem leião o livro e aos Colossenses la estará a resposta.

    Curtir

  9. lany

    gostei do desenrolar da mensagem porque prego a palavraee e a minha maior preocolpaçao e transmitir conhecimento para que entao cheque o milagre

    Curtir

  10. jose augusto

    quando nós deixamos eu Jesus opera o milagre por isso que na biblia os eu ele derrotou fariseus tem eu no final que Deus abencoe a todos

    Curtir

  11. alessandro alves

    por que sete vezes caira o justo e se levantara, mas os impios tropecarao no mal (proverbios 24 vc16)

    Curtir

  12. erenita lima

    Muito boa a colocaçao de “pedras”. Ele diz para todos os que estao cansados e sobrecarregados irem até Ele pois Ele os pode aliviar..O que temos que fazer é deixar essas pedras nos humilhando diante Dele e nos arrependendo de nossos pecados e confiar no seu perdao.

    Curtir

  13. Como Jesus é tremendo! Obrigado por me ajudar! Sei que Deus te abençoará mais, e mais por ser uma pessoa boa, e está ajudando quem está precisando. Gosto de ouvir a história de Lázaro, pois é uma história que relata um dos milagres realizados por Jesus!

    Curtir

  14. marcia andreia

    que Deus te proteja,ótimo discernimento da história de Lázaro,paz ! marcia cachoeirinha.;.

    Curtir

  15. 12019003

    Muito bem excelente colocação eu na minha opinião tenho a mesma visão do exp.pr gostei e com isso aprendo que tudo que é produzido para o evangelho da salvação é bem aventurado, digo como essa historia de lazaro .

    Curtir

  16. anair do nascimento cunha

    graça e paz amado vinho em busca de uma palavra pois deus ja tinha me dado essa palavras a muito dias e o incrivel e q tudo q deus me deu foi se confirmado atraves de sua vida .com isso amado aprendo muito e percebo q o nosso Deus e o Deus do impossivel e q muitas vezes nos temos q tira a pedra e tambem as ataduras q envolve nossas vidas. aquilo q podemos fazer ele nao fara por nos amem entao vamos crer sim qnosso Deus e Deus de milagres amem. q Deus abençoe sua vida e saiiba q estarei trazen

    Curtir

  17. EDGAR

    Gostei muito do seu ponto de vista,tudo bem elaborado,DEUS abençoe seu ministério e fique na paz de JESUS.

    Curtir

  18. Maria Sena da Silva

    Graça e Paz!

    Meu amado minha opinião jamais poderia ser contrária a palavra de Deus, pois você falou exatamente o que Deus quer que todos aqueles que aceitar Jesus como Senhor faça.
    Essa passagem eu gosto muito, pois tenho algo a acrescentar, sobre essa parte de Lázaro.
    Quando Jesus fala sai para fora, Ele diz para nós hoje, tirarmos as pessoas que estão por ai mortas no pecado, já estão em estado de decomposição, cheirando mal, e nós muitas vezes dizemos olha o que essa pessoa está fazendo, isso é pecado, apontamos o que o outro está fazendo, mas não levamos a vida que é Jesus.
    Concordo plenamente quando você diz que existem muitos dentro da Igreja que estão como Lázaro, e estão mesmos, mortos, porque Jesus mesmo disse: “Está escrito, nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”.”Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.Mateus 4:4 e “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”. Lucas 4:4, será que todos tem se alimentado todos os dias? Vamos fazer um paralelo: Se uma pessoa se alimentar apenas no almoço de domingo ou no jantar, será que ela terá problemas no corpo físico? Com certeza terá, a mesma coisa acontece com o corpo espiritual, se não Jesus não teria dito que nem só de pão viverá o homem. Porque será que Jesus disse está escrito? Porque em Deuteronômio 8:3 está escrito, foi Deus que nos falou. Quando todos se atentarem para isso, haverá um crescimento maravilhoso do Reino de Deus aqui na Terra.

    Curtir

  19. Jaqueline

    Deus é tremendo! Meu irmão está neste momento internado numa CTI e eu q até o momento cuidei dele e completamente incredula duvidava que no auge da sua enfermidade Deus seria capaz de cura-lo. Mas ao ler está passagem me senti na pele de Marta que sabia que Jesus era capaz de curar seu irmão, mas duvido q Jesus poderia fazer algo depois dele estar morto. E a parte que mais me tocou foi a parte da pedra. Que pedra enorme era a minha incredulidade. Mas a partir deste momento eu entendo que nada acontece por acaso e que meu irmão vai ser curado em nome de Jesus e que mesmo sem saber, a primeira de muitas almas ele já ganhou pra Jesus que é a minha.

    Curtir

  20. Kemely

    Meu Deus !!!!
    que decenimento perfeito que o Senhor deu a você ou a vocês, é lindo Demais sei que esta em cima da hora mais gostaria de pedir que os irmãos deixa sem eu usar deste text um esbouço para a palavra que irei ministrar hoje!! tinha uma palavra preparada mais Deus colocou em meu coração falar sobre Lazaro e vim pesquisar um pouco sobre a palavra ver pontos de vistas diferentes mais quando vi esse texto me apaixonei.. Espero que nao se importem !!

    Curtir

  21. ramona morel da rosa

    gostaria de dizer que talves voce nao seja mesmo o dono da verdade mas falou bonito que deus te abençoe a cada dia dando mais e mais entendimento para que pessoas posa abrir os olhos quanto antes a paz do senhor gostaria de receber email com a palavras do senhor ou testo tipo uma pregaçao para ouvir lendo

    Curtir

  22. otoniel

    ame realmente o que o nosso Deus maravilho quer é que r nós tiremos da nossa vida muitos eque nos prende como tv,fecebook e outras coisas mais. bençoas mensagem.

    Curtir

  23. Graciene dos Santos Vieira

    Lindo poder sempre ler sobre Jesus, eu estou conhecendo a palavra agora, muitos desafios, mas através de um sonho eu ouvi remove sua pedra, acredito q é Jesus falando comigo, então busquei saber o significado e me deparei nesse blog muito legal, espero a cada dia aprender mais e mais….

    Curtir

  24. roberto

    Ao Irmão
    Que o Senhor continue abençoando o seu ministério, foi muito edificante a sua mensagem, vemos que nos devemos fazer a nossa parte, o que nos compete, compreende-se que devemos ter um coração segundo o coração do Senhor, e procurar os frutos do espirito. Muitos de nós tem “pedras” que tem nos trancado mortos dentro de um sepulcro, essas pedras podem ser: incredulidade, idolatria, mágoas, falta de perdão, passado mal resolvido, pecados etc…

    Curtir

  25. Maicon

    Só pra esclarecimento sobre “Deus permitir uma doença apenas para q Ele seja glorificado”, é só lembrar do caso de um cego de nascença que Cristo curou, e perguntaram o pq de este homem ser cego, e Cristo respondeu: “apenas que se manifestasse nele a obra (Glória) de Deus.” Jo 9-, 1-7.

    Agora, eu imagino que este homem viveu muito mais feliz por metade de sua vida enxergando pela primeira vez. Pense num homem que nunca viu cores, que nunca viu uma pessoa, que nunca viu o mar. E Pela graça de Deus, ele passou a ter essa possibilidade. EU creio, que ao contrário de mts de nós, ele passou a valorizar cada detalhe que ele via no mundo, e ele agora com uma visão perfeita, admirava toda a criação do Pai. Me diz, será mesmo que seria melhor este homem nunca ter sido cego? Pq sua cegueira além de glorificar o Pai, pode ter lhe causado as mais prazerosas sensações por mt tempo em sua vida, apenas pelo fato de poder enxergar. Reflita, e Deus te abençoe Thiago! Mt boa reflexão!

    Curtir

  26. Jordan PH

    Aleluias … Explicação para a Revelação que Deus me fez essa manhã , Glória a Deus , Benção .

    Curtir

  27. edivalda maria alves

    continue sempre assim cheio do espirito santo de Deus na sua vida com sabedoria e direçao de Deus pra ensinar.

    Curtir

  28. fiquei muito felis de poder ouvir o evangelho genuino com sertesa vou fica felis que todos posa compartilhar estas mensagens do reino sem fim lucrativos pois entendo q1ue o evangelho e algo muito mais que palavras mas poder de Deus, que Deus posa vos abençoar em cristo jesus amem

    Curtir

  29. Hugo

    Muito boa a colocaçao de “pedras”. Ele diz para todos os que estao cansados e sobrecarregados irem até Ele pois Ele os pode aliviar..O que temos que fazer é deixar essas pedras nos humilhando diante Dele e nos arrependendo de nossos pecados e confiar no seu perdao. Deixar essas pedras no passado e seguir em frente.
    Outro ponto e nesse discordo de vc é que Deus coloca doenças para ser glorificado. Deus já é glorificado em tudo e acredito que estamos sim propensos a adoecer e morrer.Nao ha na biblia alguma passagem onde Jesus nao quis curar mas Ele mesmo revela varias vezes a vontade de curar. E no mais Ele levou sobre si TODAS as nossas enfermidades.Mas naquela passagem vejo que Jesus mostra que ATÉ a morte glorifica a Deus. Tb acho que Ele esperou que Lazaro morresse para mostrar aos judeus para revelar aos judeus quem Ele era (o Cristo prometido).
    Obrigado por abençoar minha vida. Espero tb ter abençoado a sua.

    Curtir

  30. Realmente vc tem razão quando diz:”Muitos de nós tem “pedras” que tem nos trancado mortos dentro de um sepulcro, essas pedras podem ser: incredulidade, idolatria, mágoas, falta de perdão, passado mal resolvido, pecados e outras coisas que jogam no sepulcro muitos ministérios, dons, talentos, projetos e outras coisas que o Senhor nos deu para usarmos em favor do Reino.”,
    Essa frase está atualizada com a realidade de muitos…
    Parabéns por seu texto.

    Curtir

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.