Por que existe a IGREJA?

Tenho certeza que em algum momento de sua vida você já se perguntou: Por que existe a IGREJA?

Quando falo de IGREJA, não falo de instituição ou denominação e sim da IGREJA fundada por Cristo, e “implantada” e vivida pelos doze apóstolos.

Listarei algumas das funções básicas da IGREJA de Cristo a fim de nos fazer refletir se estamos vivendo o Evangelho de Jesus ou o ensino de homens.

Pregar a Palavra do Senhor

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15)

Todos os cristãos tem essa missão. Jesus não ordenou aos discípulos que criassem grupos de evangelismo e os enviassem a pregar o evangelho, mas que todos deveríamos pregar, e pregar a toda criatura. 

Não podemos pregar apenas aqueles a quem queremos ou apenas aqueles que pensamos que receberão a nossa pregação de braços abertos. Sequer podemos imaginar pregar apenas aos que merecem, pois NINGUÉM é salvo por merecimento e sim pela graça de Deus.

Muitos querem fazer missões na África, nos países muçulmanos, na janela 10:40 e em outros países “necessitados” da Palavra, mas esquecem-se que missões de verdade começa dentro de nossas casas, com nossa família, nossos vizinhos, amigos. Antes de pensarmos em atravessar o mundo para evangelizar temos de pensar em duas coisas: Este é mesmo meu chamado e serei mais útil lá ou aqui?

Anunciar o Reino dos Céus 

E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.  (Mateus 10:7)

O Reino de Deus foi instaurado através da vinda de Jesus, conforme Ele mesmo anunciou. Ao contrário do que muitos pensam, o reino de Deus ou dos Céus não é instalado na terra através do “Governo do Justo” ou através de governadores cristãos. O reino de Deus é instaurado através de verdadeiros servos que fazem a diferença nesse mundo tenebroso e que jaz no maligno. Quando ajudamos a uma pessoa necessitada estamos praticando a verdadeira religião, conforme Tiago 1:27. Nós somos o povo de Deus e devemos agir como tal. Amar o nosso próximo como a nós mesmos significa fazer ao próximo aquilo que desejaríamos para nós se estivéssemos na mesma situação.

Fazer discípulos

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações (Mateus 28:19)

Não custa nada lembrar que não é fazer discípulos para si, mas para Cristo!

Fazer discípulos em todas as nações implica diretamente em deixar nosso preconceito de lado e discipular a qualquer pessoa que esteja interessada em conhecer e viver mais Jesus a cada dia. Não se importando com seu passado e presente, mas ensinando com paciência e temperança para que a própria pessoa possa enxergar seus erros e corrigi-los  à medida em que o Espírito Santo a incomode.

A IGREJA tem o papel de abraçar e não de impor mais peso. Muitas pessoas não se firmam na igreja e consequentemente no Corpo de Cristo por culpa dos líderes que exigem a transformação das pessoas. Nem Deus exige que nós mudemos, Ele apenas nos mostra onde estamos errados e nos deixa a responsabilidade de tomarmos a atitude de mudar. Após essa atitude Ele nos dá a força que necessitamos.

Ajudando aqueles que necessitam

Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. (Gálatas 6:10)

Em muitas igrejas o conceito de serviço social foi extinto. Não há ajuda aos necessitados, até porque a pregação é que se você tem necessidade de algo material é porque um demônio está “amarrando” sua vida. Neste caso, na visão dessas igrejas, é necessário um exorcismo e não a ajuda material.

E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? (Tiago 2:16)

Este versículo exemplifica perfeitamente a atitude da igreja moderna, quantas vezes não ouvimos o pregados vociferando: “Eis que assim te diz o Senhor: Hoje acaba a miséria na sua casa e em sua dispensa haverá fartura!”, mas não dão se quer uma refeição para essa pessoa se alimentar e ter forças físicas. É muito simples jogar a responsabilidade de ajudar os necessitados para Deus e lavarmos nossas mãos.

Ser testemunhas de Cristo

E ser-me-eis testemunhas (Atos 1:8)

Ser testemunha de Cristo é fazer tudo como Ele faria. Um grande problema que as igrejas tem enfrentado são líderes que em quase nada imitam a Cristo, mas seguem seus próprios deleites. Pregam uma coisa e vivem outra. Pior é que em vez de fazerem testemunhas de Cristo, estes lideres fazem testemunhas de si mesmos. Quantas vezes já fui xingado por criticar uma atitude anti-bíblica de um líder, mas no comentário o seguidor não cita um versículo apenas que embase a prática do seu pastor/bispo/apóstolo/patriarca

Quando somos testemunhas do Senhor Jesus Cristo temos em mente que a UNICA FONTE DE AUTORIDADE É A BÍBLIA! Nenhuma revelação, testemunho ou novidade pode nos desviar do foco, que é Cristo. Quem é testemunha de Cristo sabe falar dele com autoridade e maturidade, não se abala com as conversas do mundo, mas mostram que tem o fruto do Espírito (Gálatas 5:22).

Peço a Deus que Ele ilumine a sua e a minha mente e se estamos falhando em alguma dessas áreas, que sejamos despertados a mudar e agir de acordo com o que o Senhor espera de nós. Em momento algum me excluo da situação em que a IGREJA do Senhor se encontra, pois sou parte desse corpo.

Acredito que ainda faltaram alguns pontos, que no momento não me vieram a mente. Por isso peço que me ajude e informe nos comentários para quem sabe ter uma segunda parte desse post.

Fique na Paz do Senhor!

Thiago Schadeck

@PregandoVerdade

3 comentários sobre “Por que existe a IGREJA?

  1. Adelia Souza Hoepers

    Concordo com você ,o que ta faltando as pessoas é unção do Espirito Santo para buscar cada um a verdade em Deus .Jesus ensinava com amor o verdadeiro evangelho a todos .Continue firme neste proposito para que tenhamos uma só fé e um só corpo onde Cristo é a cabeça.Que Deus o abençoe.

    Curtir

  2. Graça e paz do Senhor amado Tiago.Muito obrigado pelo convite endereçado apartir do Twitter (@pregaievangelho ). Muito edificante este artigo.Que Deus abençoe. Estamos juntos!
    Em Cristo,
    Xavier Campos

    Curtir

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.