Thiago Schadeck

A graça e a paz de Cristo

O assunto abordado neste post é de conhecimento de todos os cristãos, mas é um assunto muito pouco falado. Normalmente só há uma explanação maior com relação  ao batismo no momento em que as pessoas descerão às águas e na ceia. Vejamos o significado do batismo dentro da bíbia:

O que é o batismo?

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.  (Romanos 6:4)

O batismo tem um significado espiritual. Através do batismo declaramos que não somos mais deste mundo, pois o nosso velho homem morreu e está sepultado e agora ressuscitados, devemos andar em novidade de vida. A partir do batismo, temos o compromisso com Deus de andar segundo a sua vontade e cumprir o Seu querer.

A decisão de batizar-se vem naturalmente, através de um encontro real com o Senhor. Quando nos reconhecemos pecadores, carentes da salvação que somente Deus pode dar, o batismo torna-se um passo natural e simples.

Por que me batizar?

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28:19)

O batismo é uma das duas ordenanças do Senhor, juntamente com a Ceia. No momento do batismo, estou cumprindo uma ordem do Senhor e fazendo a sua vontade!

O próprio Jesus que não tinha pecado, não necessitava demonstrar arrependimento, pois não teve pecado e nem na sua boca jamais se achou engano (1 Pedro 2:22), mas ele fez questão de descer as águas e se batizou para servir-nos de exemplo a nós!

Posso me batizar por aspersão (sem entrar na água)?

Não. O significado da palavra batismo é imersão, ou seja, totalmente afundado na água. E também porque o batismo representa a “morte do velho homem”. Acredito que ninguém sepulte um morto com um punhado de terra na testa, logo temos de ser “sepultados” na água.

Em vários dos versículos que apontam para alguém se batizando faz referencia a pessoa dentro de uma grande quantidade de água, vejamos alguns:

…e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. (Atos 8:38)

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água… (Mateus 3:16)

…porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados. (João 3:23)

Preciso ficar quanto tempo me preparando para o batismo?

Esta é uma pergunta que ouço com frequência, principalmente por pessoas que chegam de igrejas tradicionais. Via de regra elas se dizem não estar prontas, e por isso não se batizaram. Alguns estão há anos na igreja, mas ainda não tomram a atitude de descer às águas por não estarem preparadas.

Eu acho de extrema coerência a pessoa desejar de batizar quando tiver a plena certeza de que o deve fazer, porém não se achar pronto pode ser uma muleta para evitar um compromisso maior com Deus. Neste caso, cabe ao líder da igreja chamar a pessoa para uma conversa e explicar a ela o que é o batismo e qual a sua importância.

Algumas igrejas preferem que as pessoas façam seis meses de curso preparatório, onde se fala mais de usos e costumes ou pode e não pode após o descer as águas que o batismo propriamente dito. Eu digo isso porque fugi seis vezes de me batizar. Entre os 12 e 15 anos eu fiz alguns desses cursos e sempre me diziam que acabaria o uso da bermuda e o futebol com amigos.

Creio que todos os pretendem se batizar devem ter sim uma conversa com algum crente mais maduro e esclarecido que possa lhe orientar sobre o batismo de uma forma bíblica, mas não é bom que demore muito para que isso aconteça para que a pessoa não esfrie. Na bíblia vemos inúmeras pessoas que se batizaram no mesmo dia ou logo em seguida a conversão, vejamos:

E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. (Atos 9:18)

Paulo foi batizado apenas três dias após a sua conversão.

E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. (Atos 16:33)

O carcereiro que estava cuidando de Paulo e Silas se converteu ao ouvir a pregação de Paulo nos escombros da cadeia e foi batizado na mesma noite.

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? (Atos 8:36)

O Eunuco que adorava a um Deus que não conhecia, apesar de ler as escrituras, foi batizado assim que Felipe mostrou a ele que Cristo era o Filho de Deus.

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo (Atos 2:38)

Ao ouvir a pregação de Pedro, quase três mil pessoas se arrependeram de seus pecados e foram batizados. É impossível que todos tenham sido “entrevistados” para saber se estavam realmente prontos para serem batizados. Não houve nenhuma provinha pra ver se aprenderam  as regras de usos e costumes da igreja.

Conclusão

O batismo tem um grande significado espiritual de sermos mortos para o mundo e vivermos para Deus. Todos os cristãos devem ser batizados para cumprir a ordenança de Cristo. O batismo deve ser feito por imersão e não por aspersão e tão logo a pessoa tenha crido,  já pode ser batizada.

Se você quiser acrescentar algo, por favor deixe um comentário!

Que Deus te abençoe muito e que este texto abra o seu entendimento.

@pregandoverdade

Anúncios

10 comentários sobre “Falando sobre Batismo

  1. Gostaria de saber,já tem 15 anos que estou com meu esposo mas não oficializamos no cartorio o casamento temos duas filhas. A pergunta e: podemos nos batizar mesmo assim.

    Curtir

  2. Esse tipo de ideia é realmente de Deus parabéns vc realmente é um servo de Deus vai nessa força Deus é contigo,também penso assim Deus continue te abençoando

    Curtir

  3. Realmente o batismo tem que ser uma decisão, de transformação de querer mudar, andar com o senhor e ser transformado pelo seu poder.

    Curtir

  4. O irmão ainda reside próximo à comunidade de Heliópolis?
    Conhece cristãos da comunidade?
    Estou representando uma nova missão que está no início próximo a estação sacomã,e que tem por objetivo veicular o antigo e fiel evangelho de Nosso Senhor,contrapondo este que está aí…
    Peço que o irmão por favor entre em contato.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s