Apologético

A importância do perdão


perdao

Perdoa nossas ofensas assim como nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam” Matheus 6:12

            Já pensou se Deus nos perdoasse do jeito que perdoamos? O que seria de nós sem perdão? Por quê temos tanta dificuldade em perdoar? Uma pessoa que já recebeu perdão não deveria perdoar também? O que é perdoar?

Segundo o Aurélio perdão significa remição de uma falta ou ofensa. Perdoar é renunciar a punir. Absolver. E se eu preciso de perdão é porque sou culpado. Perdão exige culpa. Pedir perdão é assumir a culpa. Perdoar é um favor imerecido.

O perdão diz: “Ok. Você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão. Não jogarei isso na sua cara e seremos do mesmo jeito que éramos”. É isso que Deus faz conosco, e é isso que não fazemos com os outros. Falamos que perdoamos e na primeira oportunidade jogamos na cara o que a pessoa fez. Uma frase do C. S. Lewis diz o seguinte: “todos dizem que perdoar é uma ideia maravilhosa até terem algo para perdoar”. Concordo com ele. Sempre falamos sobre perdão, aconselhamos os outros perdoar, mas quando é nossa vez de colocar em praticar, o bicho pega.

Aprendi a perdoar de uma maneira dolorosa, porém muito eficaz. Uma pessoa que eu amava muito fez algo que me machucou bastante. Fiquei muito mal, muito triste, não queria liberar perdão algum, e então comecei a questionar Deus. “Por que ele fez isso comigo Senhor? Por que? E Deus me respondeu: “Você está triste pelo que ele fez? Seu coração está machucado? Doendo? Pois é exatamente assim que me sinto todos os dias quando você peca, e quando você se arrepende eu te perdoo. Então, por que você não pode perdoá-lo?”. (HADOUKEEEEEN!!! Jesus Win!) Fiquei com a cara na poeira e lembrei-me da Parábola do Credor Incompassivo (Matheus 18: 23-35). Depois de uma voadora dessas o que eu podia fazer senão perdoar?!

Da próxima vez que você não estiver disposto a perdoar, pense no perdão que já recebeu.

“…Certa vez alguém disse que perdão se dá de graça

Mesmo que não se mereça

Perdoar é reflexo de amabilidade implícita no ser

Quem quer paz, precisa dar
Quem quer amor, precisa ter
Perdão “pra” perdoar…”

Canção do Perdão – Danni Distler

 

Texto da Patrícia Moura (@Pattymeel)

Comente!

