Ministerial

Os desafios do líder

lider

Por Thiago Schadeck

A paz do Senhor!

Hoje quero compartilhar coisas que vivi ou ouvi de pessoas que aceitaram o chamado de Cristo e se empenharam no ministério que Ele entregou a cada um.
Apesar de jovem (27 anos), posso dizer que tenho uma boa experiência em trabalho na igreja, ou relacionado a igreja. Com isso passei por algumas situações direta ou indiretamente, que me trouxeram aprendizado. Tenho contato com diáconos  presbíteros e pastores sérios, que contribuíram muito com o meu crescimento e sei que esse post pode ajudar quem está passando por situações semelhantes.

Vou listar abaixo alguns dos motivos que me vierem à mente, mas se faltar algum, por favor deixe nos comentários, para virar uma segunda ou até terceira parte desse post.

Orgulho

Como seres humanos, todos temos o nosso eu, o velho homem, que tenta falar mais alto. O orgulho faz parte da natureza humana, desde a queda no Éden, temos o desejo de sermos a estrela e aparecer mais que todos. Este é um dos principais motivos da queda de muitos homens de Deus. Quando achamos que o que fazemos de bom para Deus vem de nós e não dEle, damos o primeiro passo em direção ao abismo. A auto-suficiência é um pecado grave, pois coloca Deus em segundo plano e nosso próprio eu como o centro de nossas vidas.
Todos os dias devemos lembrar que o chamado e a obra é do Senhor e não nossa. Por isso, não temos direito de fazermos, de forma nenhuma, acreditar que somos melhores que alguém, apenas porque temos um cargo de liderança.

Dinheiro

Em todas as igrejas, por menor que seja, tem um volume de dinheiro por conta dos dízimos e das ofertas, porém o pastor e toda a administração da igreja deve ter em mente que aquele dinheiro não os pertence. O dinheiro que entra deve ser usado para a glória de Deus. A igreja não pode ter qualquer tipo de pendencia financeira. Se alguém exercer  em tempo integral, deve sim, receber um salário, pois estão dedicando seu tempo e talentos na obra do Senhor, mas isso não pode ser um peso pra igreja. Se a igreja não tem condições de sustentar um pastor em tempo integral, ele deve ter um trabalho secular. O dinheiro ofertado na igreja deve ser usado para cobrir todos os gastos com o templo (claro que sem exageros e extravagancias) ,ajudar aos necessitados da comunidade de fé, prestando auxilio a necessitados da comunidade em que se encontra. O dinheiro da igreja deve ser usado para promover o Reino de Deus em todas as esferas.

Poder

Quem exerce qualquer forma de liderança, recebe poder e influência como consequência, e deve usar isso para a expansão do Reino. O   problema é que muitos usam isso para o erro, a auto promoção, para manipular as pessoas a seguirem a si e não a Cristo.
O desafio do líder é utilizar a confiança que as pessoas depositam nele como combustível do crescimento das pessoas. O bom líder gera autonomia nessas pessoas e faz com que elas saibam caminhar sozinhas, sem perder a comunhão com os irmãos. O líder deve ensinar aos liderados como ser independente sem deixar de ser interdependente.
Um dos principais indícios de que esse poder está sendo mau usado é quando as pessoas o vêem como o representante e elo de ligação com Deus e passam a acreditar que sua oração é mais poderosa, que você tem a resposta para todos os problemas.
Se você se pegou nessa situação, ainda há tempo de mudar! Concerte-se com Deus e passe a agir de forma diferente.

Desgaste e stress

Desgaste e stress são duas palavras que estão intimamente ligadas. O desgaste é parte da liderança, pois na visão dos liderados o líder não tem o direito de desligar o celular, não pode tirar uma folga ou querer curtir um dia com a família, pois eles tem problemas urgentes e ainda sem solução. Quem mais poderá ajudá-los senão o líder escolhido pelo Senhor?
É extremamente necessário que o líder tenha ao menos um dia de folga na semana para descansar e cuidar de sua família. De que adianta cuidar de uma igreja lotada e perder seus filhos? Infelizmente, a quantidade de filhos de pastores envolvidos com crimes e drogas é enorme e isso porque esses líderes não deram a devida atenção a família.

Cônjuge

Muitas vezes ministérios são enterrados pelo cônjuge, que não aceita o chamado de Deus para a vida do seu esposo/esposa. O ministério de uma pessoa tem grande influência e participação do cônjuge. Acredito que após o casamento, não somos mais dois e sim um só, como a Bíblia diz, e sendo assim o casal deve estar unido em tudo e um apoiando o outro em seu ministério. Quem não tem apoio do cônjuge, com certeza terá uma liderança conturbada e isso lhe trará prejuízos em seu chamado.
Não apoio o divórcio, por isso, após o casamento devemos ter a nossa família acima de nossa liderança ou ministério. Se isso atrapalhar a comunhão com nossa família, devemos nos afastar de nossos trabalhos até que haja harmonia no lar para podermos exercer nossas funções ministeriais eclesiásticas.

Na Bíblia temos diversos exemplos de líderes que souberam administrar com excelência o que Deus lhe entregou, que podemos destacar: Jesus e Paulo. Eles são exemplos para quem quer cumprir o chamado de Deus!

 

Anúncios

Um comentário em “Os desafios do líder

  1. Bom dia,

    Essas são as palavras que eu necessitava de ouvir hoje, faço parte de um ministério de dança e sou ” 2° líder “, a parte de orgulho se refere muito a 1° líder, ela é muito autoritária, age sem pensar, a vários momentos nós dá a chance de sair do ministério, dizendo: As portas estão abertas quem quiser desistir desiste, isso magoa o meu coração, por varias vezes quis desistir, mas já prometi a mim mesma e diante a DEUS que o inferno pode se levantar diante de mim, mas eu não desisto e nem abro mão da obra dele, daquilo que ele colocou em minhas mãos.

    Deus lhe abençoe grandemente, você soube agir com sabedoria em suas palavras, foi um crescimento para mim.

    A paz do senhor Jesus, fica com DEUS :)

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s