Apologético

NÃO É PRECISO VER PARA CRER

Imagem

 

Por Renato Santiago

Muitos tem buscado achar em meio às diversas igrejas da atualidade, um lugar onde possam enxergar alguma manifestação concreta e visível de Deus. Essas manifestações serviriam para “comprovar” que ali Deus está agindo.

A exemplo de Tomé, só creem se puder ver algo concreto: “se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.” (Jo 20.25)

Os locais que apresentam algum tipo de “manifestação de Deus”, vivem cheios de pessoas que querem ver para crer. Os líderes percebendo esta realidade, se especializaram em criar “manifestações” que atribuem a Deus, para usar como propaganda para atrair pessoas.  E o pior é que normalmente essas “bençãos” e “curas” são conquistadas mediante uma boa contribuição financeira ou através da compra de objetos “ungidos”.

Jesus repreendeu a Tomé por causa de sua necessidade de ver sinais: “Porque me viste, creste?” (Jo 20.29)

Imagem

Quanto às manifestações visíveis de Deus, elas existem, creio nelas, mas duvido da maioria das que se tem apresentado atualmente, por uma simples razão: A manifestação se tornou mais importante do que o próprio Deus. Deus foi tirado do centro e se colocou no lugar várias “manifestações”; Deus sendo usado para provocar admiração nas pessoas, e depois disso a fé. Não creio que essa seja a vontade de Deus. No final das contas, a glória é dada à placa da igreja, onde o objetivo claramente é mostrar ao público que “aqui funciona, lá não!”.

Eu não preciso de sinais para crer em Deus e nem ver manifestações poderosas, para saber que Ele existe e está presente. Não preciso de shows de poder e nem de líderes “poderosos”, que, como dizem, tem a chave para liberar o “poder de Deus”.

Jesus completa sua repreensão a Tomé: “Bem-aventurados os que não viram e creram.” (Jo 20.29).

Não é a toa que os promotores desses “shows da fé” estão cada dia mais ricos.  Se as pessoas vêem resultados na vida dos outros, não medirão e$forçoS para conseguir ver suas benção$ também, essa é a e$stratégia.

O cristão que se preza, que tem sua fé regida única e exclusivamente pela Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada –  não necessita de provas do poder de Deus ou de Seu amor,  afinal tudo isso já foi “mostrado” na Cruz do Calvário, onde Jesus se entregou em nosso favor, para nos dar a maior benção de todas: o perdão de nossos pecados e a vida eterna.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem(Hebreus 11:1)

Jesus em seu ministério terreno fazia curas e operava maravilhas no meio da multidão, e sabia exatamente que muitos o seguiam somente pelo que O viam fazendo:

E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; (João 2: 23,24)

E você irmão, precisa ver para crer?

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 2: 39)

 

Anúncios

Um comentário em “NÃO É PRECISO VER PARA CRER

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s