Apologético

O valor da Amizade

amizadePor Thiago Schadeck

Desde nossos primeiros dias de vida, recebemos influências para fazermos amizades. Geralmente, os primeiros amigos são nossos parentes próximos, como irmãos, primos, filhos de amigos de nossos pais.
Algumas amizades se iniciam na infância e duram até o final da vida, outras começam em certo ponto da vida e duram pouco, outras são tão fortes que nos tornamos mais chegados que irmãos. Quem não tem ou teve um amigo que sabia de coisas que ninguém mais no mundo sabia. Amizades que se tornam verdadeiros laços de sangue e essas são preservadas por anos a fio e nada é capaz de separar.

As amizades são tão importantes que a própria Bíblia trata com clareza sobre o tema, como podemos ver nos versículos abaixo:

Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. 1 Samuel 18:1

Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão. Provérbios 18:24

Ama o amigo em todo o tempo, que na angustia nasce o irmão. Provérbios 17:17

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. João 15:15

O próprio Senhor Jesus tinha amigos, eram principalmente os 12 discipulos, entre os doze tinham três mais chegados, e um que era mais chegado de todos, João, que se auto descreveu como o que Cristo mais amava e chegava a reclinar a cabeça em seu peito.

Até mesmo o próprio traidor, Judas iscariotes, foi considerado um amigo até o final. Jesus o chama assim, mesmo no momento que sabia estar sendo entregue à morte.

Jesus perguntou: “Amigo, que é que o traz? ” Então os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam. Mateus 26:50

O apóstolo Paulo fala sobre a amizade em Romanos 12:15 “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.“. Chorar com os que choram é facílimo, mas se alegrar com a alegria de outras pessoas é simplesmente ser totalmente cristãos. Cometo a heresia de dizer que esse versículo pode ser traduzido em música, através dos acordes de “A Amizade”, canção do grupo Fundo de Quintal, que diz:

“A amizade, nem mesmo a força do tempo irá destruir, somos verdade, nem mesmo esse samba de amor pode nos resumir. Quero chorar o seu choro, quero sorrir seu sorriso. Valeu por você existir, amigo!”

Encerro esse texto, pedindo que você reflita sobre quem tem sido seus amigos, se eles tem te feito crescer como cristão e como pessoa. As verdadeiras amizades buscam nosso bem e não nos prejudicam. Talvez você tenha considerado amigo, quem te considera apenas colega e isso precisa ser revisto.

Que Deus te abençoe!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s