x

Por Thiago Schadeck

A paz do Senhor!

Neste post quero refletir sobre uma passagem maravilhosa do Evangelho: a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém!
O texto bíblico que servirá como base dessa reflexão será Mateus 21:1-10, e utilizarei a versão da NVI (Nova Versão Internacional).

Essa é uma passagem profética, que aponta para o reinado de Cristo. Podemos refletir em alguns pontos do reinado de Cristo no versículo 5.

“Digam à cidade de Sião: ‘Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta’ “. Mateus 21:5

Os judeus não receberam a Cristo como o Messias e isso nos deu o direito de sermos adotados como filhos de Deus (João 1:11), consequentemente, também não o aceitaram como Rei. Neste ponto, não podemos condená-los, pois eles esperavam um rei que fosse guerrear por eles contra todas as formas de opressão, um rei politico, tal como foi Davi.
Hoje em dia, muitos cristãos ainda esperam que Cristo seja esse Rei autoritário, que manda para a forca qualquer um que se levantar contra alguém do seu povo. Querem misericórdia para si e justiça para os outros, quando o que Cristo nos ensinou foi que devemos ser servos e humildes a ponto de perdoarmos e abençoarmos essas pessoas, pois se for da vontade de Deus, eles se tornarão nossos irmãos em Cristo, no momento certo.

Outro ponto que devemos destacar é que Jesus não montou um um cavalo Mangalarga e sim em um JUMENTINHO EMPRESTADO. Infelizmente os pregadores do gospel ostentação não conseguem aceitar isso e insistem em dizer que aquele jumentinho era uma BMW da época. O segundo assunto mais tratado por Cristo em suas mensagem foi o dinheiro, porém sempre alertando para o perigo de torná-lo um deus para si, bem diferente do que vemos hoje. O amor ao dinheiro contaminou muitos líderes e os tem feito levar o povo a buscar a Deus a fim de receber bens materiais e esquecem-se de pregar sobre o reinado espiritual de Cristo e sua vinda que se aproxima. Alias, muitos por buscarem as bençãos materiais, deixaram de acreditar que Cristo virá novamente à esta terra buscar os salvos.

Analisando o evangelho e a vida de Cristo descrita nele, vemos que Cristo foi humilde do começo ao fim de sua vida. Aqui não trato humildade como pobreza, mas como atitudes humildes.

Em Filipenses 2:5-8, Paulo faz a melhor descrição do que é ser um verdadeiro cristão. Devemos imitar o caráter humilde de Cristo, que mesmo sendo Deus veio a esta terra, assemelhando-se a sua criação para salvá-la da condenação provocada por ela mesma e se humilhou de tal forma que se entregou para morrer numa cruz, que era o pior castigo de sua época.
Quando Cristo morre naquela cruz todos os nosso pecados estavam sobre ele e a partir dai Satanás não tem mais qualquer poder para nos acusar, pois Cristo cravou na cruz toda escrita de condenação que era contra nós, e como o Apóstolo Paulo escreve em Romanos 8:1: “Agora já não há mais condenação para os que estão em Cristo”.
Cristo, em toda a sua humildade, se sentou com ladrões, prostitutas, gente de fama duvidosa – para ser simplista, pois eram pessoas que viviam à margem da sociedade.
Dentre seus discipulos tinha um zelote (esquerdista que queria fazer justiça com as próprias mãos), um públicano (cobrador de impostos), tinha um ladrão que se fingia de cristão – o Judas Iscariotes, dentre outras figurinhas.

Quando a mulher entra no banquete e começa a lavar os pés de Jesus com suas lágrimas e secá-los com seus cabelos, o pensamento dos religiosos era: ele não sabe quem é essa mulher para deixar tocar nele! Parecido com alguns pastores de hoje em dia, que só dão atenção aos bons dizimistas e dixam os marginalizados de lado?

Quando Jesus aponta em Jerusalém montado naquele jumentinho, ele deu uma grande lição aos fariseus de sua época, que queriam ser chamados de mestres, serem saudados pelo povo e se assentarem nos melhores lugares dos banquetes, que aumentavam as franjas de suas vestes a fim de mostrar sua autoridade. Esses fariseus se parecem muito com alguns líderes atuais que quando alguém pergunta seu nome, reponde: “Pastor Fulano”. Para outros, o título (bíblico e de grande honra) de pastor ficou pequeno. Querem ser apostolos, patriarcas, reis, anjos e outras besteiras que são extra-biblicos e quem os ortoga para si o faz distorcendo a bíblia.

Temos de aprender a viver e andar como o nosso Senhor andou: Em humildade e serviço.

Com uma coroa de espinhos, se tornou nosso Rei para sempre!

Que sigamos as pisaduras de Cristo e vivamos para louvor e glória dele!

Deus te abençoe!

Anúncios

6 comentários sobre “A entrada triunfal de Jesus – o Rei humilde!

  1. haveria de mais na frente o espirito vir pregar o restante da pregação de jesus, por isso que ele enviou esse espirito no coração daqueles que creram no evangelho da circuncisão, mas nós gentios recebemos um evangelho mais suave ou seja, o evangelho do espirito santo,
    um evangelho pregado pelo espirito de jesus aos gentios, por isso que Paulo escreveu dizendo aos gentios convertidos ao evangelho que não impusessem outro mandamento além do que ja estava escrito. ou seja, escreva somente que eles se abstenham da prostituição, da idolatria, do sufocado e do sangue.
    porque nós somos de uma geração pecadora e não iriamos suportar um jugo da lei dos judeus, sabendo que nem eles mesmo suportam tal jugo.

    Curtir

  2. jesus pregou o evangelho da circunsisão por causa da verdade, e ele foi ministro da circuncisão por causa da verdade que haveria de se manifestar quando ele enviasse o consolador aos homens, ele mesmo disse eu enviarei o espirito consolador e ele revelará toda a verdade ou seja, então a verdade ainda não estava toda revelada foi necessario ele enviar o espirito santo para fosse revelado o que faltou devido a morte de jesus interromper a revelação da verdade em vida. entendeu?

    Curtir

  3. viva o evangelho da graça pregado pelo Apóstolo Paulo, o qual pregou um evangelho isento das leis e tradições Israelita.
    viva do evangelho de Paulo, cujo evangelho foi revelado pelo espirito santo.
    nós somos espirituais e devemos viver do evangelho revelado pelo espirito de jesus, de agora em diante quem conheceu jesus na carne ou seja, conheceu um evangelho pregado pela carne não conheças mais, mas devemos conhecer o evangelho do espirito santo.
    nesse evangelho não tem dizimos e nem dogmas e nem idolatrias humanas, mas sim somente a revelação do espirito santo.Deus pois muitos se tem feitos pregadores do evangelho mas nem todos que diz senhor, senhor, tem o espirito de cristo. amem

    Curtir

  4. os gentios carrega Jesus para ser rei em Jerusalem, ou seja, um povo pecador e sem Deus nas suas vidas conseguem eleger Jesus para ser rei deles, porwue eles não tinham um rei ou um lider para libertá-los de seus pecados mas apareceu jesus nas trevas ou seja, no pecado para salvá-los de um castigo eterno.

    Curtir

  5. jesus montado numa jumenta ou seja, num animal carregador de cargas e sem entendimento e sem nenhuma sabedoria foi levar o filho de Deus até a cidade do rei no centro do trono para ser elegido rei pelo seu povo.
    veja bem como essa passagem nos faz lembrar de um povo que não era povo de Deus e logo eles conseguem através de seus louvores glorificar a Jesus como seu Rei.
    um povo que não era meu povo eu disse eis me aqui, logo percebemos que a atitude daquele animal de cargas simbolizava o povo gentios, os quais carregavam as cargas dos pecados que satanás colocava sobre eles, mas vindo jesus para ser o rei desse povo e não rei de Israel, ele veio e foi elegido por um povo pobre e simples e cheios de pecados sobre as suas costas, mas esse povo que não tinha as leis e nem as promessas foram eles que levou jesus a ser rei para sempre.
    um povo sem entendimento e sem sabedoria semelhante a filhos de animais sem racicionio, foram eles que levou jesus até o trono espiritual.
    essa passagem da jumenta é muito importante na vida daqueles que não conhecem a jesus.
    eles não conhecia a jesus, mas jesus conhecia eles de tal forma que escolheu eles para levar o senhor até o trono da gloria, e quantos tem tanto entendimento e sabedoria mas não tem a humildade e a simplicidade de saber que são os pobres e necessitados que dão gloria a Deus e elegem o filho de Deus para ser o que ele é hoje e eternamente amem.
    por essa passagem eu prego a voçes que muitos serão chamados mas poucos são oasn escolhidos de Deus, os escolhidos passam por muitas provas mas dão gloria a Deus.
    voçe que esta carregando ainda uma carga de pecados, pois satanas tem acusado a sua vida de muitas culpas e voçe sofre por essas acusações, assim diz o senhor, eu vim hoje por esta passagem da jumenta para te libertar dessa carga do inimigo que voçe carrega a tanto tempo na sua vida, eu te liberto do peso ´para que voçe me carregue dentro do seu coração e assim eu entrarei dentro do seu coração e farei nele um trono para mim governá-lo para a vida eterna. eu te farei rei dentro de Jerusalem para que voçe glorifique a Deus pela obra que ele faz hoje na sua e na minha vida por essa palavra.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s