Pastores videntes

image

Por Thiago Schadeck

Lembro-me que em 2010, ao ser entrevistada pelo programa Pânico, a Mãe Dinah deu a seguinte previsão sobre a trajetória do Brasil na Copa do Mundo:
“O Brasil terá um caminho difícil, vai enfrentar  times fortes e, se não perder, será campeão”
Obviamente é uma previsão genérica e óbvia. Claro que o time que não perde é campeão.

Isso tem se alastrado de uma forma incrivelmente destruidora nas igrejas. Muitos “pastores” com um suposto dom de revelação tem ganhado espaço em rádios, principalmente as piratas, e feito previsões sobre a vida das pessoas, presumindo ser o Espírito santo.

Creio que Deus possa dar revelações aos seu servos. Tenho certeza que Ele é poderoso para mostrar a origem de um sofrimento ou revelar algo que está no intimo da pessoa, que só ela saiba. Mas isso não dá aval a ninguém para sair por ai marcando “consultas espirituais” em suas igrejas.

O que tenho visto por ai são homens amantes de si mesmos, que usam esse suposto dom de revelação para atrair os desesperados para si. Quando alguém se auto proclama usado por Deus, ainda que não explicite, proibe as pessoas de julgarem o que ele diz. Se é Deus quem está falando, logo você estaria julgando a Deus. Esses homens jogam com as informações dadas pela pessoa que está se “consultando”, vou simular uma conversa como exemplo:

Uma mulher entra no gabinete de um desses pastores e diz que tem problema em se manter em um relacionamento.
A resposta dele será que “deus” mostra ela muito carente e abatida, que por vezes ela pensa que encontou o homem da sua vida e que agora será feliz, mas depois de algum tempo o castelo desaba. Vai dizer que ela se sente inferiorizada e que se culpa por estar sozinha. Que as vezes se humilha e se submete a coisas que não deveria, por medo de ficar sozinha.

Note que nessa resposta só tem coisas óbvias e que se a pessoa tiver o mínimo de atenção no que está sendo dito, ela desmascara o farsante, mas devido ao desespero por encontrar uma resposta, ela aceita tudo e realmente crê que é Deus quem está falando. Isso acontece em 99% das vezes que alguém se põe a revelar algo.

Aqui em São Paulo, as rádios foram invadidas por esses charlatães e alguns dão o número do WhatsApp no ar, decidi então testar se realmente é o Espírito Santo quem fala através desses homens. A Bíblia nos manda provar os espíritos antes de crer em qualquer um (1 João 4:1).

Para um primeiro, eu disse que acreditava ter sido feito um trabalho de macumba para mim e por isso minha empresa estava mal. Ele me respondeu com um áudio dizendo que não havia respondido antes porque só gosta de dizer o que o Espírito Santo manda. Pois bem, ele viu uma mulher (informação que eu tinha dado) fazendo macumba pra mim  (informação que eu tinha dado) com terra de cemitério em frente a minha empresa  (informação que eu tinha dado). Quando disse a ele que não existia empresa ele me amaldiçoou dizendo que eu havia feito pegadinha com ele. Mas não me deu chance de perguntar se alguém engana o Espirito Santo. Certamente que não!

E um outro, depois de eu apenas dar bom dia, enviou um audio de quase 9 minutos, gastando uns 5 para falar quem ele era, o trabalho que ele faz e dizer que Deus o mostrou a batalha que eu estou passando e logo em seguida já começou a dar a solução: entrar na campanha do Salmo 91, “semeando”  91 reais por mês na conta da igreja dele. Mensagem totalmente generica e com certeza enviado como resposta a todos que o procuraram.

Para finalizar, tome cuidado com o que você dá crédito como se fosse de Deus. Não deixe o desespero tirar sua inteligência. Quer saber o que Deus tem pra te falar? Leia a Bíblia!

E quanto aos falsos profetas, sigamos o conselho do apóstolo Paulo a Tito:
Tito: 1. 10-11 –  Porque há muitos insubordinados, faladores vãos, e enganadores, especialmente os da circuncisão, aos quais é preciso tapar a boca; porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por TORPE GANÂNCIA

Que Deus te abençoe.

Facebook: http://www.facebook.com/PregandoaVerdade
Twitter: http://www.twitter.com/pregandoverdade

4 comentários sobre “Pastores videntes

  1. Alan, se quiser podemos conversar por e-mail ou whatsapp para não parecer que estamos lavando roupa suja aqui.
    Se quiser, me passe um contato (não vou publicar aqui) que te explico que esses versiculos do novo testamento nada tem a ver com revelar o futuro.
    Abs

    Curtir

  2. Alan Anderson Silva

    Amado bom dia! Agradeço pela atenção em responder. Na verdade antes de postar, li seu texto bem, ao contrário do que possa ter deduzido, e o que quis propor fui uma análise mais ampla, pois você diz acreditar em profecia, contudo, no discorrer do seu texto e na réplica agora, você deixa claro ter preferência por ensino bíblico ante um culto de “revelação”. Meu contraponto é que devemos querer os dois, sim os dois tipos de culto, ensino da palavra e mover profético. Minha experiência, a qual parece-me que a considerou em extremo pragmática, na verdade foi testada pelo crivo da palavra de Deus, pois em Dt.18:22 está escrito: “Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.” E o que foi profetizado ocorreu. Não foi uma leitura esperta da minha vida, ou uma adivinhação bem sucedida, mas uma PROFECIA que se cumpriu. O que percebo nos dias de hoje, amado irmão, é que há extremismos de ambas as partes, e algumas passagens da palavra de Deus me chamam a atenção; 1Co_14:1 SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
    1Co 12:7-11 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
    Parece-me que nos nossos dias, queremos aceitar somente alguns itens dessa lista de dons e outros não. Dom de mestre da Palavra de Deus legal; dom de profecia não; dom de línguas estranhas ótimo; interpretação de línguas, aí não! Devemos buscar e desejar que todos, e repito TODOS os dons que o Espírito Santo de Deus quiser nos dar, nossa igreja, independente de placa, a igreja são os filhos do Deus Eterno mediante a redenção de Cristo, possamos estar aptos a receber, pois do contrário, não estaremos concretizando de maneira plena o chamado de Cristo para a igreja. Para dar continuidade deixo mais estes versículos: 1Co 12:29-31 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? 30 Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? 31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. Aí na sequência virá o capítulo do amor, que muitos acreditam ser o texto de denota o fim do dom profético, contudo, ao se analisar amiúde, percebemos que a profecia é dom concedido pelo Espírito Santo de Deus a igreja atuante, e cessará quando a igreja de Cristo for chamada a viver na Glória com o Eterno Pai.
    Resumo: Devemos querer o ensino e a profecia, pois sem eles o povo de Deus perece (Os.4:6 e Pv.29:18) para não ficarmos somente no NT…rsrsrs. Um abraço meu irmão!

    Curtir

  3. Alan, talvez se você reler o texto fique claro que disse que acredito sim em profecias e que Deus pode revelar o futuro. A critica aqui é aos charlatães que são a maioria.
    Quanto à sua experiência, creio que seja verdadeira, mas experiências não são aval de algo ser de Deus, lembre-se que as Testemunhas de Jeová e os Mórmons, por exemplo, surgiram de experiências.
    Entre experiências e a Bíblia, eu fico com a Bíblia. Entre culto de “revelação” e de ensino bíblico, fico com a segunda opção.

    Deus te abençoe!

    Curtir

  4. Alan Anderson Silva

    Amados, paz seja convosco!
    Agradeço a Deus pelo tópico que escreveram, pois é de muita valia nos dias atuais, pois há muitos falsos profetas e enganadores em nosso meio cristão, que se dizem ser aquilo que Deus não os aprovou a ser.
    Contudo, desejo fazer um contraponto, pois fica parecendo da forma com foi abordado o tema, que só há charlatão no meio cristão pentecostal, então vou contar uma das minhas experiências: Eu estava em casa, quando ouvi uma voz me dizer: “Ligue o rádio”, então obedeci e liguei. Estava naquele momento num programa de rádio de uma igreja evangélica, e dado momento anunciaram o endereço da igreja. Então a mesma voz me disse: “Vá até lá!”. Então me dirigi para esta igreja. Ao chegar lá, sem falar com ninguém, sem conhecer ninguém, uma irmã se dirigiu a mim e disse: “Vejo a sua esposa que está grávida, e vejo você de cabeça baixa questionando a Deus sobre sua situação atual; Deus manda te perguntar: “Tem faltado alguma coisa em sua casa? Tem faltado alguma coisa para sua esposa?” Fiquei surpreendido com aquilo e ainda me foi dito que em determinado tempo as coisas iriam melhorar em todos os sentidos no poder do Deus Eterno. O detalhe é que eu não estava mal vestido, pelo contrário, e no tempo que ela profetizou aconteceu a melhora, pois estava desempregado naquele data, e no tempo profetizado comecei a trabalhar. Bem contei bem por cima para não ficar longo, e vivi muitas outras situações proféticas, em que avaliem bem o que estava sendo profetizado sem julgar o profeta. Ainda há profetas do Deus Eterno nesta terra!

    Curtir

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.