Não Categorizado

Fé em meio à crise

image

Por Thiago Schadeck

Todo ser humano passa por crises durante a vida e isso é normal. Temos altos e baixos, momentos de extrema alegria e momentos em que não queremos nem acordar.
O problema é quando um cristão passa por alguma crise. Não faltam pessoas para apontá-lo e julgá-lo por falta de fé. Ouvimos quase que em todos os cultos que “somos mais que vencedores”, “podemos todas as coisas naquele que nos fortalece”, “somos ungidos de Deus e ninguém pode nos tocar” ou até mesmo aquela frase esdrúxula: “você não tem crise, tem Cristo”. Isso nos incute na mente que um cristão não pode passar por qualquer crise. Seja ela interna ou externa. Afinal, se você tem fé já é o suficiente.
Muitos líderes gostam de usar o versículo de Hebreus 11:6 para justificar algumas crises de seus membros. Ao dizer que sem fé é impossivel agradar a Deus, imputa uma culpa na pessoa que já passa pela crise e faz com que ela tenha mais um pesado fardo para carregar: a suposta falta de fé.
A maioria das crises é agravada por culpa da liderança das igrejas, que em vez de pregar o que amadurece a fé de seus membros, prega o que os agrada. A maioria das igrejas já extinguiu a EBD de seus trabalhos e quando há algum discipulado é somente para catequizar as pessoas à “visão do ministério”

Abaixo, listarei cinco tipos de crises mais comuns a nós, cristãos.

Crise da adolescência
Não por coincidência, a adolescência é a fase com maior índice de abandono da fé. Nessa etapa da vida, o jovem começa a ver os amigos bebendo, saindo para a balada, namorando entre outras coisas e quase sempre lhes desperta o interesse em conhecer o “mundo”.
O maior problema de nossas igrejas nessa fase é a falta de ponderação: ou liberamos tudo e fingimos que não vemos, sob a alegação que é melhor eles estarem “lá e aqui” porque uma hora podem ser despertados ou simplesmente repudiamos e condenamos esse sentimento, poibimos e não damos nenhuma explicação do porquê aconselhamos que eles não experimentem daquilo.
A principal consequência disso é que ou teremos jovens devassos contaminando os outros ou teremos jovens reprimidos esperando  primeira oportunidade para sair se jogar no mundão. Repare que, quase sempre, o que bebe mais, fuma mais, fala mais palavrões é o filho de crente, que se desviou e agora quer “tirar o atraso”.
Isso sem contar aqueles jovens que estão na igreja apenas porque o namorado ou a namorada é fiel a Deus e por amor a ele/ela, faz um esforço de ir aos cultos. Quando o namoro acaba, uma mola o ejeta da igreja para a farra.

Crise na faculdade
As faculdades brasieiras, com seus muitos professores ateus, tem se tornado uma máquina de combate à fé e doutrinação Marxista. Um jovem cristão que não teve uma boa base de sua fé, seja na igreja ou em casa, passará por grandes dificuldades enquanto estiver cursando a faculdade. Na pós modernidade tudo é relativo, inclusive Deus. O homem está no centro e controla tudo. Quem quiser ir contra esse sistema e professar a sua fé em Cristo, passará por maus bocados.
Imagine um jovem com uma posição diferente dos outros setenta alunos de sua sala, tendo que lutar sozinho contra àquelas ideias que vão totalmente ao contrário de sua fé. Agora miltiplique isso em quatro anos. Pois é exatamente isso que a maioria de nossos jovens passam. Não raro abandonam a fé. Não tinham um bom alicerce na Palavra e nem o apoio necessário para se manter firme.

Crise no casamento
Qual o casal que nunca passou por uma crise? Por mais que amemos nosso cônjuge, as crises são parte do relacionamento. Mas muitos casais, firmes em suas igrejas, se desfazem após passar por uma dificuldade dessas, pelo fato de não ter a fé firmada na rocha e, por conta disso, acham mais facil desistir e partir pra outra.
O divórcio está banalizado, inclusive no seio da igreja. Talvez esse número seja tão alto porque os casais não são preparados no namoro e noivado. Pouquissimas igrejas se preocupam em fazer trabalhos sérios tanto antes quanto depois do casamento. Não deixam claro que as crises acontecerão e isso está alheio à nossa vontade. As dificuldades ocorrerão e se o casal não for fortalecido em sua fé, fatalmente esse casamento tem um prazo de validade muito menor que gostaríamos.
Em poucos anos teremos o reflexo no casamento dessa geração “Eu Escolhi Esperar”, os jovens estão sendo instruídos a um namoro “santo”, mas que na verdade reprime qualquer desejo. Não sou a favor do sexo antes do casamento, mas há como ter um namoro saudável espiritualmente com contato fisico. Esse falso pudor causará crises terríveisem muitos casamentos. Depois de casados, talvez nunca desfrutem verdadeiramente do prazer do sexo, visto que vêem isso como uma coisa má e que deve ser reprimido.

Crise financeira
Sabe aquela frase: “acabou o dinheiro, acabou o amor”? Pois é, ela é mais verdadeira que pensamos. Poucos relacionamentos resistem à uma falência ou uma “pindaiba brava”. Isso não se restringe apenas ao casamento, mas em todos os níveis de relacionamento.  O amor a Deus, via de regra, também esfria na falta de recursos financeiros. Ainda mais com as pregações da atualidade que assiciam bênçãos ao dinheiro. Se você não tem dinheiro significa que alguma coisa está errada em sua vida. Sem contar que algumas dessas igrejas anunciam votos com Deus em que você faz uma oferta e Ele te abençoa. Agora pergunto: como alguém que não tem o que pôr à mesa para os filhos comerem, vai ofertar para receber a bênção?
Esse é, certamente, um dos motivos que mais fazem as pessoas abandonarem a fé, muito por sua esperança estar no deus que enriquece os que o seguem e não no Deus que salva do pecado. O Deus da Bíblia!

Crise ministerial
Eis aqui uma crise que todo líder já passou. Se não passou é porque ainda não tem tempo suficiente de ministério. Trabalhamos por anos para levantar uma igreja séria, que ame a Deus e Sua Palavra, pessoas maduras na fé e dispostas a fazer mais discípulos para Cristo, mas de repente, nos vemos isolados e solitários,  parece que todos viraram as costas. Parece que Deus virou as costas! Já não temos mais certeza de nosso chamado, confundimos a voz de Deus com o nosso coração e a confusão aumenta cada vez mais em nossa mente.
Talvez você não saiba, mas mais de 50% dos pastores sofre de depressão, outros tantos de gastrite e outros que já perderam a fé. No caso de um pastor, essa crise se agrava pelo fato de, muitas vezes, ele não pode confessar essa crise ou esse desejo de parar. O que a sua igreja vai pensar se ele confessar suas fraquezas?
O sistema vem formando pastores nos últimos anos é muito falho, pois visa colocar homens perfeitos e imbatíveis à frente da igreja, mas como todo e qualquer ser humano, eles também tem suas falhas, dúvidas, fraquezas e crises. Ministério pastoral é solitário, duro e ingrato.
Quantos desses pastores já teve de assistir passivo a sua igreja se rachar e anos de trabalho escorrerem pelos vãos dos dedos. Pastores que se decepcionaram grandemente com seus “braços direitos”, quando esses lhe deram as costas e decidiram trilhar um caminho novo e independente.

Graças a Deus que não nos abandona nem mesmo em meio às maiores crises, que nos dá forças através de Seu Santo Espírito para que sigamos em frente, ainda que vacilantes, mas rumo ao alvo: Cristo!
As crises provam a nossa fé e talvez elas nos mostrem que não estamos alicerçados na Rocha, mas na areia. Se esse for o nosso caso, é hora de pedir ajuda e reconstruir nossa fé, agora a partir de Cristo.

Facebook: http://www.facebook.com/PregandoaVerdade
Twitter: http://www.twitter.com/pregandoverdade

Anúncios

Um comentário em “Fé em meio à crise

  1. Irmão Thiago, paz seja convosco. Ótimo comentário, nada a tirar ou acrescentar, louvado seja o Deus Eterno que lhe iluminou a escrever este texto. Que possamos abrir nossos olhos e perceber que: Crente é gente! Que o Eterno continue a te usar a escrever e alertar a igreja de Cristo pós moderna! Abraços!

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s