A igreja exploradora!

image

Por Thiago Schadeck

Esse texto é um compilado de histórias que ouvi e presenciei durante minha vida, e em alguns trechos a minha própria história. Não vou identificar quando estiver falando de mim para não expor a igreja e nem as pessoas envolvidas.

A cada dia são abertas centenas ou talvez milhares de igrejas no Brasil. Nem sempre sob a direção do Espírito Santo e nem com a pessoa certa à frente, o que pode ser uma enorme tragédia anunciada. Um pastor despreparado é o maior mal que pode acontecer a uma comunidade de fé. Se o líder não é apto a fazer o básico necessário imagine quando se deparar com problemas mais sérios?
Em toda a minha caminhada no evangelho já ouvi e fui testemunha de muitas situações em que a igreja sugou seu pastor ou seus membros e que poucos conseguiram superar o mal que se abateu sobre eles.

Igrejas com pastores “soberanos”, onde eles que decidem tudo na vida dos membros: onde trabalhar, com quem namorar e casar, quando ter filhos, se e para onde viajar e etc. Nessas igrejas, tudo o que o líder (normalmente apóstolo) diz é lei. Ninguém ousa questionar o “boca de Deus” para a igreja. Os crentes dessas igrejas não sabem pensar e tem medo de agir por si próprios, porque imaginam que se assim fizerem, Deus não estará com eles. Lamentavelmente esse tipo de igreja e relação líder-membro cresce a cada dia e de forma inacreditável.
Existem também aquelas igrejas que tem verdadeira ganância por crescimento, para esses líderes o que importa é a igreja lotada, custe o que custar. Os membros são constrangidos a trazer pessoas para a igreja (não que isso seja ruim, mas deve ser natural, Incentivado e não obrigado), quem não participa de todos os trabalhos e não vai a todos os cultos é visto como um crente frio, que não se envolve nos projetos que são sonhos de Deus para a igreja. São obrigados a colaborar financeiramente com qualquer projeto novo e muitas vezes não tem a mínima satisfação de onde o dinheiro foi investido.
Nessa mesma linha, tem as igrejas exploradoras, que exigem de seus membros e obreiros que dêem a sua vida toda à denominação. Estudar? Não precisa, Deus é quem vai abrir as portas pra você. Trabalhar? O mínimo possível, foi Deus quem te colocou lá e você tem que honrar isso indo à igreja todos os dias. Lembre-se que se falhar nessa honra, Deus tira seu emprego para você aprender. Cuidar da família? Esqueça isso, a não ser que você ame mais a sua familia que a Deus, mas nesse caso prepare-se para passar por muitas dificuldades em casa, foi uma escolha sua! Seu casamento é fruto da união de Deus e seus filhos herança do Senhor, eles não precisam tanto de você quanto a igreja.
Por causa dessas sandices, quando precisamos de bons médicos, advogados, engenheiros para a igreja, temos de buscar fora. Por isso também temos tantos “cultos de prosperidade”, estão ensinando a vagabundagem aos seus membros – trabalhe pouco e ganhe muito com Deus. Famílias estão sendo destruídas porque os pais ficam enfiados na igreja e não percebem seus filhos indo a passos largos para o mundo das drogas e do crime, o divórcio entre crentes cresce a cada dia, chegando aos mesmos níveis dos não crentes.
Um pastor na rádio, um dia desses, disse que em sua igreja só tem duas exigências para participar da ceia: ser batizado e estar com os dízimos em dia. Antes de entrar no templo, o membro tem que constrar em uma lista de “permissão” para cear, caso contrário é constrangido a ficar do lado de fora e não pode nem assistir o culto. Visitantes são proibidos nesse dia. Nas entrelinhas, a mensagem é: se não quer passar vergonha na ceia, seja dizimista. É uma forma de manter o caixa da igreja em um bom nível, não importa o que a Bíblia diz.

São várias situações vistas, ouvidas e vividas, em quase 30 anos de evangelho tenho visto e vivido de tudo. Coisas boas e ruins. Isso só me dá mais força e vontade de lutar por uma igreja sadia e que liberta ao invés de aprisionar. Não podemos colocar julgo naqueles que Cristo já garantiu a liberdade. Não temos o direito de interferir na vida de ninguém, nosso papel é orientar biblicamente, imitando a Cristo e orar para que o Espírito Santo faça a transformação necessária na vida dessas pessoas.

Sei que há diversas outras situações que não foram expostas aqui. Se você quiser conversar, desabafar, contar a sua história, deixe um comentário (não aprovo e ninguém vê) ou mande um e-mail para schadeck03@hotmail.com

Deus te abençoe

Facebook: http://www.facebook.com/PregandoaVerdade
Twitter: http://www.twitter.com/pregandoverdade

5 comentários sobre “A igreja exploradora!

  1. Ednelson, sei bem como é a sua situação.
    Graças a Deus que você encontrou uma igreja boa para congregar e isso não abateu a sua fé, muita gente desiste da caminhada e esses pastores hão de dar contas a Deus por essas vidas.

    A igreja é um local de comunhão e não de trabalho escravo!

    Curtir

  2. Ednelson

    Onze anos em uma denominação envolvida com políticos e a ganância por dinheiro e construir templos eram prioridades.
    Ajudar os membros em dificuldades NEM PENSAR….diziam vamos orar por você…se vira essa cruz é tua.
    Tive praticamente todos os cargos lá. Professor de EBD, diretor de diácono , diácono, líder grupo de homens, tesoureiro, louvor, jornal mensal, etc. Quando vi estava envolvido até o pescoço.
    O fim de tudo foi quando questionei algumas praticam em não conformidade com a palavra. Membros eram escurraçados e mal vistos por não darem o dízimo.
    Uma irmã deu o dízimo pra ajudar na cracolandia pois tinha um projeto lá mas a pastora disse que o dízimo era da igreja.
    Meu casamento estava se estagnando pois o excesso de envolvimento também da minha mulher e filho também se tornaram cansativo.
    Chegou ao cúmulo de eu não conseguir ir no shopping pois o telefone não parava de tocar nos fins de semana devido tanto envolvimento.
    Um belo dia a pastora fez uma reunião e me “sugeriu” que eu fosse embora e procurasse outra igreja pois não dava mais dinheiro a eles pois pra ter cargos tinha que ser dizimista.
    Isso não foi nada pois vi a falta de amor dessa pastora.
    Os irmãos que tinham melhores condições financeiras tinham tratamento VIP.😅😅😅
    Pulei fora faz um ano..nem voltei mais la nem ela me procurou.
    Hoje frequento outra denominação.

    Vc não precisa concordar com que eu vou dizer:
    Muitos pastores acham que são donos das pessoas….estão apenas interessados em te sugar e usar em prol de uma placa de igreja.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Curtir

  3. Pingback: A igreja exploradora! | ...para esses dias...

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.