Não Categorizado

Decepcionados com a igreja

images (1)

Por Thiago Schadeck,

A cada dia cresce a quantidade de pessoas decepcionadas com a igeja e que decidiram caminhar sozinhos, servir a Deus em casa. São os que chamamos de desigrejados. Por conta feridas causadas pela igreja, essas pessoas decidiram não ter mais qualquer envolvimento congregacional, assim, pensam eles, estão livres de novas decepções.
Isso pode acontecer por diversos motivos, mas creio que os principais sejam os abaixo:

– Promessas não cumpridas:
Esse problema acontece principalmente nas igrejas pentecostais e neopentecostais, onde as profecias e revelações têm grande espaço e os charlatães se aproveitam. Pessoas que fingem ter o dom de revelação, mas que na verdade mentem. Escrevi um texto chamado Pastores Videntes e colocarei o link no final desse texto. Imagine você receber uma profecia que seu filho será curado e vai para a casa feliz da vida, mas no dia seguinte ele morre. Você terá mesmo fé para continuar se relacionando com uma igreja? Pior, se for reclamar com o “profeta” ele provavelmente dirá que a culpa é sua, foi você que não teve fé o suficiente.

– Já dei tudo o que tinha:
Não raro pessoas entregam tudo o que têm em forma de oferta, dízimo, primissa, voto, desafios e etc. Essas pessoas são alimentadas pela ganância que a própria igreja implanta nelas. A igreja gera a ganância, pede dinheiro e não entrega o que prometeu porque alega ser pouco, o fiel dá mais esperando receber muito e essa roda faminta só para de girar quando os recursos do fiel se esgotam. Quando isso acontece, a ovelha está desnutruda e sem lã, então é abandonada ao léu e que se vire.

– Não vivem o que pregam:
A crise moral do Brasil não está só no governo. Ela chegou muito forte na igreja. Pastores que deveriam ser o exemplo, mas estão envolvidos até o pescoço em falcatruas, sejam elas eclesiásticas ou não. Você sabia que se ao financiar um veículo alguém colocar “Pastor” na profissão, a proposta é automaticamente negada? Sim, os pastores são extremamente mal vistos, e não sem razão. Basta ver nossa bancada evangélica no governo. Veja quantas igrejas mudam de salão a cada três meses porque não paga o aluguel. Quantos pastores denunciados por utilizar o dinheiro da igreja como se fosse seu.

  • São rebeldes:
    Tem também essa situação, e digo que é uma fatia considerável dos desigrejados. Pessoas que não querem qualquer compromisso, não tem desejo de servir, mas de liderar e ser destaque. Pessoas que criticam pela crítica e não para transformar em algo melhor. São críticos, mas não autocríticos. Muitos desigrejados o são porque não querem ter ninguém a quem prestar contas, querem ser donos dos seus próprios narizes espirituais e, por isso, acabam decidindo se afastar.

Sei que congregar e se manter em comunhão com os irmãos e com a igreja não é fácil. Onde há ajuntamento de pessoas com opiniões, criações, costumes diferentes, existirá, vez ou outra, confusão. Isso serve tanto para a igreja como família, trabalho, estudos e etc. O que os desigrejados acabam perdendo é a chance de se relacionar com pessoas que podem se tornar verdadeiros irmãos no momento de adversidade. De abençoar e ser abençoado. Rir e chorar com quem precisa. Provar da comunhão comunitária sabendo que na necessidade terá amigos para ajudar.

Mesmo sendo difícil, continuo lutando pela igreja. Não pela instituição, mas pela unidade e comunhão com o corpo. Caminhando juntos, rumo à salvação eterna, nos reunindo constantemente, falando entre nós os Salmos e cânticos espirituais. Sendo parte do corpo, insubstituível e indispensável!

Que Deus nos dê a Sua maravilhosa graça e nos guie pelo Seu Caminho.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s