Não Categorizado

Carta de um pastor reformado a um jovem de sua igreja

A paz do Senhor, meu caro jovem!

Tenho percebido sua dedicação e ímpeto em conhecer mais as doutrinas da graça, descobertas há pouco por você. Sei que nessa fase queremos mostrar a todos que agora conhecemos a verdade de fato. Como é bom saber que fomos escolhidos por Deus mesmo antes do haja luz. É tão seguro saber que não é pelo nosso esforço que alcançaremos a salvação, mas pela obra perfeita de Cristo. Infelizmente essa é uma verdade que nem toda a igreja de Cristo conhece, mas isso não os faz menos filhos de Deus.

Creio que devamos gastar um bom tempo lendo livros de qualidade e estudando a bíblia com afinco, mas não podemos perder de vista que fomos chamados a ser a luz desse mundo e o sal dessa terra, e só nos manifestamos assim quando há convivência com os perdidos e quando exaltamos a Cristo. É uma lástima que nós, os reformados que tão mal falamos dos pentecostais que consideram suas referências como inerrantes ou da “geração gospel” que idolatra cegamente os cantores que têm disseminado heresias terríveis através da música, também caímos nessen tipo de cilada. Quando algum dos nossos “papas” fazem conjecturas estranhas acerca de algo, procuramos logo uma justificativa que nos convença e nos armamos para defendê-los com unhas e dentes. Além de que quando falamos sobre Calvino e Lutero, o fazemos como se falássemos do próprio Cristo, que não teve pecados e nem em sua boca se achou engano. Certamente você já ouviu a estúpida frase de que “o calvinismo é o Evangelho”. O calvinismo é uma sistematização teológica,  e como qualquer outra interpretação humana, está sujeito a erros. Não há dúvida de que os reformadores foram homens cheios do Espírito Santo e usados por Deus para trazer a igreja de volta aos trilhos, mas como qualquer ser humano, tiveram seus erros e falhas. Interessante é que Deus não escondeu os erros dos grandes homens da Bíblia, mas nós ficanos cheios de “veja bem” quando questionados acerca dos erros dos reformafores ou dos expoentes da teologia reformada. Muitas vezes tem nos faltado amor e sobrado pedras na hora de anunciar em quais pilares carcamos nossa fé. 

Quanto aos nossos irmãos pentecostais – sim, eles são nossos irmãos -tenho visto seu desdém, principalmente nas redes sociais e isso muito me entristece. Ouso parafrasear a pergunta que Paulo fez ao povo de Corinto: “Acaso está Cristo dividido? Ou os reformadores morreram por vocês e o pessoal da Rua Azuza morreu pelos pentecostais?”. A Igreja de Cristo é única e nela existem tanto pentecostais quanto reformados. Não seja tolo a ponto de generalizar os pentecostais, nivelando-os àqueles que de fato fazem zombaria com o Evangelho,  assim como eles não devem nos colocar no mesmo balaio dos arrogantes que se acham melhores por terem mais graduação teológica. Precisamos entender que o movimento reformado tem 500 anos e o pentecostalismo por volta de cem. Eles ainda são meninos na fé e pela graça de Deus, muitos tem se alinhado às doutrinas da graça. Podemos divergir em alguns pontos, porém aquilo que é central e em comum, nos une. Há bases bíblicas para cada lado defender sua posição e perder tempo debatendo assuntos secundários é perder a chance de usá-lo para a glorificação de Cristo. Sugiro que você procure um irmão pentecostal e busque conhecer mais à fundo aquilo que ele crê, examine tudo. Faça o mesmo com ele e pontue tudo aquilo que nos é central no que diz respeito à nossa fé. Edifique e seja edificado com os irmãos que crêem diferente (aprnas no que é secundário)  e o Reino dos Céus será expandido sob essa terra!

Pense nisso! Não seja um arrogante que pensa saber tudo acerca da fé, talvez você tenha um coração muito sincero, mas que ainda assim é enganoso. Não basta a sinceridade, a transformação pelo Espírito também acontece na convivência e comunhão com os irmãos. 

Deus te abençoe!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s