Não Categorizado

Não abandone a Igreja!

Não abandone a igreja

Por Thiago Schadeck

Nos últimos anos o número de “desigrejados” – termo usado para definir àqueles que desistiram de congregar em igrejas estruturadas para viver sua fé de forma mais “livre” – tem crescido assustadoramente. As estatísticas apontam que cerca de um terço dos que se denominam evangélicos não congregam. Esse fenômeno acontece por diversos fatores, alguns justificáveis e outros nem tanto. Há quem se decepcionou de forma tão profunda que não consegue superar e infelizmente não ultrapassa essa barreira, ainda que em outra igreja. Por outro lado, há os que abandonam a congregação pelo simples fato de serem rebeldes e não aceitarem ter de prestar contas a alguém.

Ando pensando muito acerca desse tema nos últimos tempos e listarei alguns motivos pelos quais creio que não devamos abandonar a congregação:

  1. Na igreja somos multuamente edificados:
  2. Quando a igreja se reune, temos a oportunidade de sermos edificados mutuamente. Apesar de haver uma hierarquia, todos tem algo a ensinar e a aprender. Como representação do Corpo de Cristo (2 Coríntios 12:12-27), cada membro desse organismo têm sua função e utilidade no bem comum. Como o apóstolo Paulo bem escreveu em sua primeira carta aos Coríntios, a igreja é uma engrenagem que bem ajustada e movida pelo empenho e dedicação de todos, funciona espiritualmente perfeita.

    Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1 Coríntios 14:26)

  3. A igreja é uma família:
  4. Você conhece alguma família que não tenha problemas e umas brigas de vez enquando? Se sua resposta foi sim, ou você não os conhece tão bem ou eles não vivem tão próximos como deveriam. A igreja – ajuntamento dos salvos – têm problemas e falhas, justamente por ser formada por pessoas imperfeitas e pecadoras, como você e eu, mas isso não pode ser forte o suficiente para que desistamos dela. Da mesna forma que não desistimos – ou não deveríamos desistir – de nosso casamento na primeira crise, ou que não desistimos de nosso trabalho no primeiro feedback ruim, também devemos insistir na igreja.
    Sei que em algumas situações a coisa fica insustentável e a saída é a única solução, assim como em alguns casos temos de nos afastar de alguns parentes para não termos maiores problemas, o que não nos pode fazer pensar que nenhuma família dará certo mais. Que nosso amor pela igreja seja tão grande quanto pela nossa família. 

    Se não gostamos dos membros da Igreja de Cristo aqui na terra, por quê desejaríamos passar a eternidade ao lado deles?

  5. A igreja é a forma de manifestar o Reino de Deus:
  6. Você pode discordar e pensar que sozinhos nós também conseguimos manifestar o Reino. Sim, é possível, porém em proporções muito menores. Se a Igreja estiver de fato empenhada nesse propósito a manifestação de Espírito Santo é quase inevitável. Não digo aqui de manifestações esdrúxulas, mas de mostrar as obras de nosso Deus!
    Quando a igreja está unida e disposta a fazer a diferença as coisas acontecem. Existem diversas creches, orfanatos, escolas, cursos profissionalizantes, abrigos mantidos por igrejas. Bem como há diversos profissionais cristãos que doam seu tempo para ajudar os necessitados, como psicólogos, médicos, dentistas e etc. Se a igreja não age em favor dos mais necessitados, ela não pode ser considerada imitadora de Jesus. Para a igreja manifestar o Reino não pode haver ninguém passando necessidade. Uns podem ter mais e outros menos, mas ninguém pode ter falta.

  7. Você pode ser um agente de mudança na igreja:
  8. Quando converso com os “desigrejados” e busco saber o motivo que os fez desistir de congregar e continuar vivendo como igreja, em sua forma visível, tenho ao menos 3 respostas:

  • Tinha muita coisa errada:
  • Sério mesmo? E vai dizer que a igreja primitiva que você diz ter como modelo – apenas desculpa para ficar em casa e fazer “culto” com os amigos – era perfeita. Lembre-se: os diáconos foram instituídos para corrigir o problema das viúvas que não eram judias e estavam sendo esquecidas. Aos gálatas, Paulo teve de escrever uma carta trazendo-os de volta para o Evangelho de Cristo, pois já estavam se desviando para um outro evangelho, criado por homens. Na igreja de Corinto havia quem dormisse com madrasta e os que se embebedavam na ceia. Resumindo, a igreja aqui na terra nunca foi e nem será perfeita. Só alcançaremos a perfeição ao soar da trombeta, no arrebatamento (1 Coríntios 15:50-58).
    Não estou aqui dizendo que os erros devem ser tolerados, ao contrário, devem ser combatidos pelos que o veem e devemos gastar energia tentando levar a igreja aos trilhos. Desistir e deixar que as pessoas continuem no erro, além de não ter nada de cristão ainda é uma covardia.

  • Ninguém se importa com os outros, quando eu faltava ninguém percebia:
  • E a pergunta que fica é: e quando as outras pessoas faltavam, você percebia? Quantas vezes pediu o telefone de alguém que sabia estar fraco e ligou ou foi fazer uma visita? É fácil sentar a bunda – desculpe o termo – na frente do computador e vomitar um monte de reclamações sem nunca ter movido uma palha em favor da igreja, sem nunca ter ido atrás daqueles que ficavam pelo caminho, exceto raríssimas exceções, quando eram seus amigos. Não quero generalizar, mas pelo que vejo ao longo de minha caminhada de fé é isso. Pessoas que nunca se envolveram emocionalmente com as outras pessoas, tem apenas um relacionamento superficial e querem ser amadas. O amor das demais pessoas vem através de suas atitudes de amor. Não espere ser amado sem amar.

  • Fui expolrado!
    Essa resposta é, na minha opinião, a mais justificável quando se trata de “abandonar” a igreja. Pessoas exploradas, seja em qual área for, criam traumas sérios e que afetam diversos pontos de suas vidas. Que já foi explorado passa a ter problemas graves de autoestima e confiança. Se veem como a pessoa mais burra do mundo, pois não percebeu que estava sendo explorado e todos passam a ser um explorador em potencial. Não podemos fazer vistas grossas e concordar que existem muitas igrejas exploradoras por aí, mas não podemos ser tolos ao ponto de dizer, como muitos fazem, que já não há mais igrejas saudáveis e que todas estão corrompidas.
    As igrejas precisam iniciar um trabalho para resgate dessas pessoas com urgência! Não podemos deixar que lobos famintos arranquem as ovelhas do aprisco do Senhor. Sejamos àqueles em quem elas confiam e o conduzamos de volta à comunhão dos santos.

    Que você reflita se realmente todas as igrejas estão erradas ou se é a sua visão que está turva por conta de sua infantilidade espiritual. Só tem direito de criticar a igreja quem está nela e lutando para corrigir o que há de errado!

    Anúncios

    2 comentários em “Não abandone a Igreja!

    1. Pois bem Charles, diante do que você escreveu, te faço duas perguntas:

      Você conheceu a Cristo através de um anjo que apareceu como a Paulo ou foi um cristão “frequentador” de igreja que te falou dele?

      Com qual frequência você “se instrui” com a Bíblia, como você diz e quantas vezes você se reune com 2 ou 3 em nome de Jesus?

      Obs: seu comentário foi extremamente infeliz, pq em momento algum coloquei, como você sugere no final, o fervor em estar na igreja. Até porque em países perseguidos a igreja se reune em casas, em silêncio e discretamente.

      Curtir

    2. Pois bem irmão:
      Cristo disse ” onde estiver um ou dois falando em meu nome ali 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
      22 Vós adorais o que não sabeis; (por que se vcs não forem na igreja ou nos montes vcs esfriam, por isso vcs não sabem se adoram o templo ou Deus “nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
      23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
      24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”
      Ele disse tmbm:
      ” por acaso a comunhão entre luz e trevas?”
      ” não sejas iguais aos fariseus e escribas tu entra no teu quarto fecha tu portA e ore em oculto, que Deus que vê em oculto lhe recompensará ”
      ” não se junteis com os devassos, porém não pense que falo dos que estão no mundo, mas não se junteis com os devassos que se dizem irmãos, cristãos, apóstolos, pastores, obreiros”
      A igreja de Cristo é a consciência de Cristo manifestada pela vontade do próprio Cristo, por acaso se vc ler o velho testamento e ler o novo não estariam em comunhão uns com os outros mesmo em diferentes épocas?
      Ou se houvesse um cristão verdadeiro em cada país não estariam todos em comunhão mesmo longe uns dos outros? A comunhão é a consciência de Cristo guiando a muitos da mesma é única forma.
      Olha para essas igrejas consegue ver Cristo ali?
      Se vc pegar um membro de cada igreja e por em uma sala eles brigariam pois cada um pensa de uma forma.
      Agora coloca todos que foram instrumentos da Bíblia em uma sala e vc veria o poder de Deus se manifestar pois todos têm Cristo como cabeça ( consciência)
      15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
      Quero ver essa fé de vcs dos quais não sabem adorar a Deus com o mesmo fervor que gritam em suas igrejas quando não houver essas igrejas.
      Vcs são mornos , estão morrendo afogados e querem puxar que estiver perto, homens querendo encontrar em homens a solução dos seus pecados não percebem que A BÍBLIA SE DICERNE EM ESPÍRITO?

      Curtir

    Comente!

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s