Lâmpada incandescente – #Repost

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte” (Mateus 5:14)

Por Odilar Júnior

Qual a função da lâmpada? Iluminar um ambiente escuro. O modelo incandescente foi o primeiro dispositivo criado para gerar luz utilizando a energia elétrica e assim, substituir as velas e lamparinas. Mas, devido a sua estrutura e o material que ela compõe, apenas 5% da energia consumida é convertida em luz, os 95% restantes se transforma em calor, ou seja, a maior parte da energia consumida é desperdiçada, por não cumprir a sua função principal de maneira satisfatória.

Por mais que ainda não sejamos perfeitos e ainda sermos falhos e pecadores, uma parte do cristianismo atual tem se comportado como a lâmpada incandescente. O mundo se encontra em trevas e cada dia pior e nós portamos uma mensagem de esperança, que pode sinalizar com uma luz em meio a este caos. Porém, muito de nós, prefere gastar energia e tempo com aquilo que não edifica.

Cristo nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9) e nos transportou para o Seu Reino (Colossenses 1:12-14). Ainda disse que somos a luz do mundo (Mateus 5:14) e que a nossa luz “resplandeça diante dos homens, para que vejam as nossas obras e glorifiquem a Deus, o Pai” (Mateus 5: 16). Fomos chamados para refletir a Sua glória e viver o Seu Reino aqui na terra com palavras e ações, até o dia de Sua vinda. Fomos chamados para promover a proclamação da mensagem do Evangelho para que todos conheçam a Jesus Cristo e experimentem ter um real encontro com Ele para que haja uma real transformação em suas vidas. No entanto, muitos gastam sua energia em promover algo que não edifica, em assuntos periféricos que não levam a lugar algum. O ruim disso é que pode gerar um mau testemunho, causando um desserviço para o Reino e fomentar ódio, contendas e aversão a tudo que é relacionado ao Cristianismo e seus princípios, manchando até mesmo aqueles que têm um compromisso sério com a missão. São como uma fruta podre que contaminam todo o cesto.

Precisamos entender que não podemos dar motivos para que a Palavra de Deus seja negligenciada aos que não conhecem e sim sermos “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo, retendo a palavra da vida”(Filipenses 2:15-16 a). Que vivamos não como as pessoas deste mundo, mas deixemos que Deus nos transforme por meio de uma completa mudança de mente. Assim conheceremos a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele (cf. Romanos 12:2).

Então, antes de tudo, busque a Palavra de Deus e medite nela. Não fique apenas na mensagem ouvida, procure confrontá-la com a Palavra. Só assim, você poderá ter uma posição seja diante de uma situação, escândalo, mensagem ou notícia que vier. O mundo está cheio de disseminadores de ódio a pessoas que não pertencem ao seu grupo ou às suas ideias, pessoas que usam o Evangelho para se autopromover, se enriquecerem por meio da fé ingênua das pessoas, por meio de objetos; ou utilizam textos isolados para justificar suas loucuras e ações indiscriminadamente. Hoje, vemos idolatria a cantores e líderes gospel, quando a glória é somente a Deus (Isaías 42:8; Romanos 11:36), pessoas que se acham os novos profetas deste tempo, com novas revelações, como se o que foi revelado na Bíblia não fosse o suficiente. Fujam disto e recorram a Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16-17). “Que suas conversas sejam agradáveis e de bom gosto e que vocês saibam também como responder a cada pessoa” (Colossenses 4:6 – NTLH).

Não seja como a lâmpada incandescente, que consome muita energia, gera pouca luz e produz muito calor. Não se empenhe demais em questões que não levam a lugar nenhum e foquem e se dediquem no essencial: Cristo, Seu Reino e a mensagem Real.

Para que não tenham o mesmo destino da lâmpada incandescente, que já caiu em desuso no Brasil e seu uso foi proibido em toda a Europa:

“Produzam frutos dignos de arrependimento. Toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má, produz maus frutos. Portanto, pelos frutos os conhecereis. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.” (Mateus 3:8,10; 7: 17,20)

Sigam a Jesus e busquem fortalecer a sua comunhão com Ele, através da oração e do estudo da Bíblia:

“Eu sou a videira e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde serão queimados” (João 15:5,6 – NTLH).

A lâmpada só consegue cumprir sua função (iluminar) quando está em contato com a corrente elétrica. Sem isto, ela é inútil. Logo, estejam ligados a Cristo e Ele fortalecerá vocês com Seu poder, para brilharem neste mundo para a glória de Deus.

Notas:

2 comentários sobre “Lâmpada incandescente – #Repost

  1. Blog A favor do Reino

    Obrigado pelo seu comentário. Seria uma ótima ideia, mas pode ser que outras pessoas gostem de ler assim.

    Curtir

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.