Por que os jovens desviam da fé quando chegam à faculdade?

Porque os jovens abandonam a fé quando chegam à faculdade?
Porque os jovens abandonam a fé quando chegam à faculdade?

Por Thiago Schadeck

Milhares de jovens ingressam à faculdade todos os anos. Uma parte deles são cristãos, que realmente crêem em Deus, tem a Bíblia como sua única regra de fé e prática; e que amam congregar e ter comunhão com os irmãos de sua igreja. Isso, porém, não é uma garantia que passarão os quatro anos, em média, da faculdade com sua fé ilesa. Não são raros os casos de cristãos fervorosos se tornarem ateus convictos.

Existem vários motivos para isso acontecer, porém existem três, que estão interligados, que são os principais:

1 – Falta de alicerce na fé

Muitos jovens são cristãos fervorosos, mas não conseguem explicar os conceitos básicos da fé. São bem treinados para falar em público e pregar nos cultos de jovens, mas totalmente despreparados para o debate que ocorre na faculdade.

Quando afrontados sobre suas crenças, não conseguem se defender e deixam que os outros coloquem dúvidas em suas mentes, o que depois se tornam novas convicções, totalmente inversas ao Evangelho.

Por essas e outras, temas como descriminalização do aborto e das drogas estão cada vez mais presentes nas igrejas. A falta de base os fez ver as coisas pelo lado da sociedade e não do que a Bíblia diz.

2 – A igreja não oferece ensino de qualidade:

Muitas igrejas tem medo de “sobrecarregar” os jovens com um ensino mais “pesado” das escrituras e, por isso, preferem entretê-los em rodinhas de discussões sobre coisas banais.

O interessante é que no colégio eles aprendem química, física, matemática, falam inglês, estudam como loucos para p vestibular. Normalmente tem smartphones e tablets de última geração e fazem coisas que são difíceis até de acreditar que sabem. É a geração sedenta por informações e hiper conectada, mas, na cabeça da liderança, se fizer estudar a bíblia, vão abandonar a igreja porque estão exigindo muito deles.

É quase uma sessão de coaching coletivo. Ensinam como ser louco por Jesus, como ser feliz (aliás, isso é até colocado como uma obrigação – você tem que ser feliz) e até o que pode ou não no namoro. O problema é que nada disso vem acompanhado de um ensino sério e sistemático da Bíblia. É como tapar o sol com uma peneira, não vai servir pra nada.

3 – Os cultos de jovens não são sérios:

Não estou aqui defendendo que os cultos de jovens devam ser como os de varões da década de 80. Tenho plena consciência da contemporaneidade da igreja e ela deve estar alinhada ao seu tempo. Isso, definitivamente, não é um problema.

É possível ter um culto de jovens que toque rock, rap e outros estilos musicais não convencionais e ainda assim ser um culto sério. O problema é que na maioria das vezes os jovens cantam, pulam e dançam no momento de louvor; na hora da palavra, que deveria ser o momento mais sério do culto, colocam alguém que é legal, que faz brincadeiras e ainda passa a mão na cabeça deles. Raramente há em um culto de jovens, uma pregação expositiva e que fale, por exemplo, sobre como os apóstolos sofreram por seguir a Cristo e os recrutando para serem imitadores da fé desses homens.

A combinação de músicas de letras fracas e sem base bíblica com uma pregação rasa como um pires não transformará ninguém.

Conclusão

Esses três motivos estão extremamente interligados e são a razão de muitos jovens abandonarem a Cristo durante o curso universitário.
Não são os jovens que perdem a fé ao entrar na faculdade, mas nós que não a alimentamos durante a vida toda deles. Construímos a fé desses jovens num terreno arenoso e queremos que ela se mantenha firme e forte em meio às tempestades da universidade, junto com a chegada da vida adulta e suas responsabilidades.

Invista e prepare os jovens da igreja e tenha uma comunidade muito mais forte em poucos anos.

Um comentário sobre “Por que os jovens desviam da fé quando chegam à faculdade?

  1. and48

    os jovens se desviam pela pressão e hipocrisia dos pais. os jovens da atualidade são orientados a não casar, como se eles fossem assexuais e até mesmo alguns pais não levam em consideração que eles também tiveram a mesma idade do filho um dia. tem pais tratam o filho como criança mas cobra muito dele que nem adulto, tornando ele incapaz de vencer o dia a dia. por exemplo, aí fica naquele meio termo. é como mandar um soldade sem treinamento, sem armas e despreparado para a gurra. com certeza ele será um dos primeiros a morrer.

    Curtir

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.