LIÇÕES DE JOSÉ PARA A VIDA CRISTÃ

O QUE VOCÊ FARIA SE ESTIVESSE NO LUGAR DE JOSÉ?

O SOFRIMENTO E A VITÓRIA

José era o filho caçula e o preferido de Jacó (Gn 37: 3) – profeta de Deus cujo nome foi mudado pelo Senhor para Israel. O ódio dos irmãos de José por ele, aliado ao ciúme e à inveja levaram-nos a tomar uma decisão covarde e abominável: eles mentiram para seu pai dizendo que José havia sido morto por uma fera (Gn 37: 32,33) mas na verdade eles o venderam como escravo para mercadores midianitas (Gn 37:28) e estes o venderam para Potifar, oficial de Faraó.
Pois bem, daí já podemos extrair um lição: José poderia nesse momento de tristeza, decepção e injustiça simplesmente abandonar sua fé em Deus, imaginando que o Senhor o havia desamparado e que de nada serviria ser um servo do Altíssimo, haja visto que um filho de Profeta se tornar escravo era uma grande e inesperada humilhação. Mas não foi isto que aconteceu, José continuou sendo a mesma pessoa, fiel ao seu Senhor (e também ao seu patrão), a ponto de Potifar prosperar graças a mão de Deus sobre José. Potifar inclusive o promoveu como chefe em sua casa, confiando a José autoridade e poder para tomar as decisões que ele quisesse. José tornava-se portanto o segundo homem mais poderoso do Egito (Gn 39: 1-5)

A TENTAÇÃO DE JOSÉ

A única proibição feita por Potifar diz respeito à sua esposa, pediu que José não tivesse olhos para ela, talvez por José ser um rapaz bonito e chamativo (Gn 39:6). Mas como o diabo é astuto, tentou laçar José justamente por aquilo que ele não poderia tocar, a própria esposa de Potifar deu de cima dele (Gn 39: 7). Nesse momento José faz uma declaração de temor e fé que certamente está entre as mais bonitas e verdadeiras da Bíblia:
Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Gn 39:8,9
Certamente o assédio da mulher de Potifar foi em um ambiente em que estavam somente os dois, assim, te faço uma pergunta: o que fazemos quando ninguém está no vendo? Ou então: no lugar de José, quantos de nós hoje teríamos a mesma reação que ele teve? Vi nesse episódio um grande exemplo de temor a Deus, de fidelidade aos Seus princípios e de convicção e coragem que deveriam nortear a vida de todo cristão, o que infelizmente hoje é exceção em nosso meio. Com a facilidade do smartphones então, pecar quando ninguém está vendo ficou muito mais fácil, mas ledo engano é pensar que ninguém está vendo.

MAIS UMAVEZ JOSÉ NÃO MURMUROU DIANTE DA INJUSTIÇA

Após ser acusado de tentativa de estupro pela mulher de Potifar (Gn 39: 14,15), José acabou sendo castigado e lançado na prisão, porém lá em vez de lamentar por mais essa injustiça ou murmurar contra Deus ele continuou agindo com temor e amor ao Senhor, exercendo seus dons e confiando na providência divina, se destacando até mesmo no cárcere pois a mão de Deus era com ele. Novamente faço uma pergunta: e se fosse você, continuaria confiando ou nesse momento desistiria de tudo e se entregaria ao desânimo e incredulidade? Passaria a maior parte do seu tempo murmurando e chorando ou simplesmente insistiria em ser um bom servo na cadeia como era no palácio, aguardando o momento em que Deus agiria em seu favor? Na prisão José interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro do rei do Egito, após dois anos foi chamado a interpretar os sonhos do Faraó e depois disso ele foi novamente reconhecido como grande homem de Deus e colocado como governador do Egito (GN 40 e 41).
Existem muitas outras lições que aprendemos com a vida de José (como o relacionamento familiar, coração perdoador, etc), o que deixaremos para abordar em outros artigos, hoje destacamos alguns tópicos que mostram bondade do Senhor a favor de José, fruto do seu temor, sinceridade e fidelidade. Muitas vezes nós queremos a vitória, a prosperidade e o livramento, buscamos ver Deus quando ele opera em nosso favor, mas será que eu me lembro dEle quando:
-Deixo de orar
-Deixo de me dedicar ao estudo da Bíblia
-Não trato meu cônjuge e meus filhos como deveria
-Me abstenho de ajudar os outros
-Faço da mentira um hábito
-Julgo e falo mal de outras pessoas
-Peco ocultamente e não busco mudança de postura

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muitas vezes passamos por situações de derrota simplesmente por que viramos as costas para Deus, tentamos assumir nós mesmos o barco da nossa vida e quando tudo dá errado colocamos a culpa no diabo e voltamos a Deus, pedindo para Ele consertar os nossos erros. Normalmente quando vamos tomar nossas decisões confiamos em nós mesmos, em nossa sabedoria e em nossos braços, mesmo sabendo que teria sido bem melhor colocar tudo sempre em oração, pedindo direção e providência do Senhor, e claro: confiar.
E você, está disposto a entregar sua vida à vontade de Deus, independentes das consequências? Pense nisso.

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.