Pastor, você pode chorar

Existe uma idéia na cabeça de muitos pastores de que eles não podem chorar, pois isso faria com que o vissem como alguém fraco.

Pastor chorando

Certa vez, estávamos no velório de uma irmã da igreja, que havia tido um câncer e a levou em pouco tempo. Todos ficamos assustados com a notícia, pois acreditávamos na cura.

Enquanto o pastor, que era bastante amigo da família, fazia o culto fúnebre, ele disse que precisava se segurar para não chorar, pois se as pessoas o vissem chorando pensariam: “se o pastor, que ta falando que ela está melhor que nós e com Deus está chorando, qual a esperança para nós?”

E infelizmente muitos tem o mesmo conceito. Se colocam como inabaláveis e não se permitem expressar os sentimentos. O resultado disso são muitos pastores em depressão, abandonando o ministério e até cometendo suicídio. Quando percebem que não são tão fortes quanto a personagem criada em suas mentes, o emocional desaba.

Amigo pastor, Jesus chorou diante da morte de Lázaro,mesmo sabendo que ele ressuscitaria. Pedro chorou copiosamente ao perceber que havia negado a Jesus. O profeta chorão, que tem um livro bíblico chamado Lamentações, Jeremias, foi um grande homem de Deus.

Chorar não fez esses homens mais fracos, ao contrário, os fez mais fortes. Exatamente por saber de sua humanidade e a fragilidade que ela traz consigo. Jesus, Pedro e Jeremias sabiam que eram totalmente dependentes de Deus e por isso, apesar do choro, seguiram em frente e concluíram seus chamados.

Não tenha medo de chorar, de demonstrar suas emoções e medos. Isso vai fazer os que o cercam perceberem que o pastor deles é um ser humano como qualquer outro e que também é um dependente da Graça de Deus.

Quem sabe assim eles orem por você!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.