As dificuldades da vida e a provisão de Deus!

DEUS PROVEDOR JEOVÁ RAFÁ

Em tempos de pandemia e quarentena, muitos irmãos nossos passam por dificuldades e não veem mais esperanças de dias melhores. Porém, servimos a um Deus que prometeu cuidar de nós, que quando encarnou e se fez homem, prometeu estar conosco todos os dias e seu Espirito nos consola e nos ajuda em nossas fraquezas.

Quem não tem um testemunho de uma intervenção divina naquele momento de dificuldade que tenha passado na vida? É fato que servimos a um Deus provedor e que cuida de nós em todo o tempo. Quando falo de provisão divina, não limito apenas ao físico e material, mas a tudo o que nos envolve.

Na Bíblia podemos contatar diversas histórias sobre como Deus agiu quando o seu povo não tinha a menor possibilidade. Os Hebreus no deserto após sair do Egito são um grande exemplo disso. Eles nos dão uma prova de que Deus não nos socorre pelos nossos meritos, mas unicamente pelo seu amor e sua fidelidade. Embora aquele povo fosse ingrato e murmurador, Deus não os desamparou e proveu comida, água, coluna de fogo para aquece-los durante a noite e a núvem durante o dia para que o sol escaldante não os molestasse. Suas roupas e calçados não ficaram pequenos e nem se rasgavam. Apesar de quase ninguém ter entrado na terra prometida, por conta de sua rebelião contra Deus, eles foram supridos de tudo aquilo que necessitavam.

Elias é outro caso em que Deus agiu diretamente por sua provisão. Depois de vencer os profetas de Baal no monte Carmelo, ele foi ameaçado por Jezabel e fugiu para a caverna. Lá ele entrou em depressão e acreditava que seu ministério havia terminado, mas o Senhor ainda tinha planos com Ele. Deus mandava que os corvos o alimentassem, provendo assim mantimento para ele. Mas a provisão de Elias não se limitou apenas ao mantimento ou ao poder para fazer chover fogo do céu e consumir a oferta no altar, foi muito além! Deus deu a ele um parceiro de ministério que foi seu braço direito e sucessor. Eliseu deu forças para Elias seguir em sua caminhada profética.

Muitas vezes Deus não faz chover pão do céu nem tampouco aparecer dinheiro em nossa conta, mas nos envia amigos com quem podemos contar quando a coisa estiver boa ou quando estivermos na pior. Foi assim também com Paulo, que escreve em 1 Tessalonicenses 3:6, dizendo que foi animado pela chegada de Timóteo, seu filho na fé. Em Filipenses 4:12-13, ele escreve que aprendeu a viver bem em toda e qualquer situação, seja com abundância ou em necessidade; bem vestido ou nu; saudável ou doente. Paulo entendeu que Cristo era o seu suprimento diário e que ele podia passar por tudo isso porque o próprio Jesus o fortalecia. Quando o apóstolo dos gentios ora pela terceira vez pedindo a Deus que lhe fosse tirado o espinho da carne (2 Coríntios 12:8-9), o Pai lhe dá a seguinte resposta: “a minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Deus usava a dor e a fraqueza de Paulo para aperfeiçoá-lo. Não há registros bíblicos de que ele tenha reclamado a falta de algo ao Senhor,isso porque ele entendia que o que tinha já era o suficiente.

Assim como esses homens de Deus, nós também somos supridos diariamente. Apesar de todas as dificuldades que a vida nos impõe, continuamos sendo sustentados pelo Senhor. Desanimar e achar que chegou o fim da linha é normal, somos seres humanos e limitados. Mas servimos a um Deus que pode todas as coisas e faz com que tudo, até mesmo as dificuldades e dias ruins, contribuam para o nosso bem!

Que Deus nos abençoe e encoraje a sermos cada vez mais valentes no enfrentamento das dificuldades, sabendo que O temos como refúgio!

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.