COMO ME PREPARAR PARA PREGAR?

Como preparar um pregação e pregar bem? Quero ser usado por Deus

Por Thiago Schadeck

Não são poucas as pessoas que tem o desejo de pregar. Passam anos desejando uma oportunidade para ter o microfone em mãos e trazer uma mensagem da parte de Deus à Igreja.

Muitos nunca terão essa tão sonhada chance porque não se preparam corretamente e nem tem a capacidade de executar bem o que deseja. Obviamente que é necessário ter um chamado de Deus e receber dele uma capacitação especial, mas não é só isso. Existem também alguns passos para desempenhar bem a função de pregar.

Vejamos quais são esses passos:

Ore muito:

Pressupondo que pregar seja declarar à Igreja qual a vontade de Deus, como saberemos qual o desejo dEle se não conversarmos com o Senhor? É na oração que colocamos a Deus aquilo que temos em nosso coração, onde tomamos conselhos com Ele e nos colocamos debaixo de sua vontade.

Não ore pedindo que Deus te use ou te honre, porque isso são desejos vãos e, ainda que indiretamente, é nosso ego querendo destaque. Peça a Deus que Ele te ajude a honra-lo e que você possa exaltar o nome dEle.

Ore como João Batista: “Que Ele cresça e que eu diminua”

Estude bastante:

Estudar a Bíblia é fundamental para qualquer cristão, visto que a temos como nossa única regra de fé e prática, mas para quem deseja pregar é ainda mais importante. Não é questão do quanto você lê, mas o quanto conhece daquele texto para explicar aos seus ouvintes.

É indispensável que o pregador conheça o texto e o contexto (versículos anteriores e posteriores) para fazer uma exegese correta da passagem e não cair na cilada do versículo fora de contexto. Sua pregação pode, ainda que não seja recomendado, ser baseada em único versículo, mas a interpretação deverá, necessariamente, estar baseada na história completa e não como um fio solto.

Sempre uso um exemplo que é bem claro para ilustrar isso: imagine uma pregação baseada no versículo que diz: “Tudo isso te darei, se prostrado me adorares”, o pregador tem apenas dois caminhos a percorrer. O errado, em que vai dizer que se você se prostrar a Deus, ele te dará tudo e o correto, que ele aplicará o contexto e mostrará que o Diabo tentou tirar Jesus do seu foco, propondo-lhe comida (ele estava em jejum há 40 dias), poder e riquezas, mas Jesus rejeitou, porque sabia que sua missão e seu Reino não eram terrenos.

Seja simples e objetivo:

Se tem uma coisa que mata a pregação é quando o pregador não consegue transmitir à igreja aquilo que o texto diz tão claramente. Muitos pregadores dão tantas voltas para explicar aquilo que entenderam da passagem em questão que fica enfadonho e as pessoas se dispersam. Nessa questão também entram aqueles que querem explicar as palavras em grego, hebraico e aramaico, ainda que não faça o menor sentido para a mensagem.

Outro ponto é o tempo de pregação, a nossa geração é a que mais sofre de ansiedade na história, não conseguimos manter o foco por muito tempo, então é recomendado que a pregação não passe de 45 a 50 minutos, para que as pessoas não percam o fio da meada e saiam sem entender exatamente o que Deus quis dizer. Esse negócio de que Deus está querendo falar e o pregador tem que “dar lugar” é coisa de crente carnal que quer ficar mais tempo com o microfone. O objetivo principal da pregação é que Deus seja glorificado.

Para a pregação ser um “sucesso”, ela deve ser aplicável à vida de seus ouvintes. Não adianta falar sobre as voltas de Josué em Jericó, se isso não trouxer uma lição que seja prática aos ouvintes. Por isso, prepare a mensagem com calma e pensando bem no que e como irá falar.

Seja você mesmo:

O que não falta, principalmente no meio pentecostal, são pregadores que imitam os famosos. São bordões, roupas, trejeitos e até as pregações. Não é nada difícil encontrar uma pregação que seja idêntica a de algum pregador do Gideões, por exemplo. As mesmas falas, entonações e até as manifestações, tudo reproduzido fielmente ao visto no DVD.

Cada um tem um chamado e uma forma de Deus usar, busque isso.

E lembre-se dos cinco pilares da Reforma Protestante, eles são um bom guia para preparar uma boa pregação: Somente a Fé, Somente se Escrituras, Somente Cristo, Somente a Graça e Somente a Deus a Glória.

Deus te abençoe!

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.